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Publicado em: 1 março 2024 às 09:44 | Atualizado em: 4 março 2024 às 09:35

O QUANTO O SEU PRODUTO É BOM?

Hora de uma conversa sobre o que importa.

Hey, Powers!

Confesso que minhas redes sociais andam repletas de dicas de empreendedorismo, soluções para autoconhecimento e tudo o que vem na sequência envolvendo um coach, mentor, palestrante, educador e por aí vai!

Mas, hoje, algo me chamou a atenção.

Era um vídeo que afirmava o quanto autoconhecimento é a solução e premissa para o sucesso de qualquer negócio.

Tá certo que, sejamos francos, autoconhecimento é de fato importante, mas – poxa! – eu achei bem amador atrelar o sucesso do negócio ou o fracasso a isso.

Sendo franca? Propósito, visão, missão de mundo pra mim foram diferenciais que auxiliaram a venda de grandes produtos (veja a empresa da maçã quando foi vender o Macintosh – o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica, tela incorporada e mouse) para vender algo que nunca ninguém havia vendido antes. Ele chamou apenas o responsável pelo marketing da Pepsi e com uma visão muito bonita o instigou a criar uma campanha de marketing sensacional. Confiram no link abaixo:

1984 Apple Macintosh portuguese subtitles (youtube.com)

Ficou incrível mesmo e extremamente atual!

Esses grandes e inovadores produtos, além de disruptivos, de fato precisam levar o consumidor a crer que faz parte de algo grandioso, diferente e cultive o desejo de permanecer fazendo parte.

Na realidade, eu penso que Steve viu a utilidade do produto, uma vez que ele sabia que as pessoas ao usarem não se arrependeriam. Afinal, ele resolveu os grandes problemas que afastavam as pessoas da tecnologia e ao unir funcionalidades ele deu um match criando o Macintosh (será se ele se chamaria MATCHTOSH se fosse criado hoje? Risos).

Tá certo, até aí tudo bem, mas o Steve se autoconhecia? No início, não. E ele teve vários problemas com isso. MAS apesar dos entraves iniciais, ele gravou o nome dele na história não pelo autoconhecimento, mas pelo produto que mudou o mundo! O produto era e é bom, e tudo o que ele fez ele,  fez com dedicação e intuito de criar o melhor!

Não se engane.

Se seu produto for uma coxinha busque antes do autoconhecimento produzir a melhor coxinha, a mais saborosa, recheada e crocante. Se forem aulas busque a técnica de ensino que melhor desenvolva seu perfil de alunos. Se for distribuição busque a logística mais eficiente possível. E mantenha-se incorformado(a) com a sua entrega. Evolua seus produtos e faça-os subir de nível em pequenos ou grandes passos. Daí quando a sua gestão justificar e financeiramente for viável invista no aclamado autoconhecimento.

Perceba que o sucesso de muita gente, que hoje se apresenta aperfeiçoada e exalando autoconhecimento, talvez antes disso venha um grande produto. Sem falar que se busco antes autoconhecimento na tentativa de evitar erros esqueço que alguns desses erros serão fundamentais para virada de consciência e sucesso.

O que quero registrar com toda essa história, Power?

Se você deseja abrir um negócio, abra! Mas, antes, certifique-se de que o que você vai vender é mais do quem bom, pois um produto de qualidade mediana não cativa público, garanta que você será apaixonado por seus produtos e que investirá para serem cada vez melhores.

E reforço: se você não tem condições para investir em autoconhecimento; invista em conhecer o seu produto e o que ele provoca nas pessoas, pois é  esse o caminho que levará a soluções que bem realizadas proporcionarão o cenário perfeito para você investir bastante em autoconhecimento e a partir daí deixar de cair em várias armadilhas que pequenas e grandes gestões estão expostas.

Qualquer pessoa inteligente sabe sair do buraco que cavou. Contudo, muitas vezes, é necessário ter autoconhecimento para adquirir a sabedoria que levará você a desviar desses buracos. O autoconhecimento é uma das ferramentas que te ajuda com isso e pode, sem dúvida, alavancar o seu negócio só que sem um produto você terá só autoconhecimento mesmo e talvez um tantinho de frustração.

@marilia.marinho.brito