Por Cláudia Claudino
Chegamos a mais um Natal e virada de ano. Nesta época do ano, escuto muito as pessoas falarem em avaliar os pontos positivos e negativos, os ganhos e as perdas, enfim fazerem o balanço do ano. Bem, eu penso que se não decidirmos realmente buscar o diferente, após esta reflexão, para que o próximo resultado seja melhor, nada vai mudar. Anos e anos passarão e tudo continuará no mesmo jeito, altera-se apenas a nossa idade.
Sair da zona de conforto dói, assusta e dá trabalho, mas não tem jeito pois se não dermos o “sim” para a mudança que precisamos fazer na nossa vida, não evoluiremos enquanto seres humanos. Ao longo deste ano, tive oportunidade de conhecer e fazer amizade com muitas pessoas e com cada uma compartilhei experiências que impactaram no meu processo de crescimento. Em algumas, percebi o quanto este processo de mudança é difícil, embora haja um desejo para que aconteça. As crenças limitantes que nos são colocadas, sejam pela nossa criação ou pelo meio em que vivemos, e os julgamentos, representam as maiores barreiras para dar o primeiro passo rumo ao encontro consigo mesmo, o autoconhecimento.
Acredito que fazer um balanço do ano seja positivo, desde que ele possibilite melhorias. Que tal ao longo do ano, refletir diariamente e não somente esperar terminar o ano? Assim, podemos já promover as mudanças necessárias e novos hábitos vão sendo praticados. Quando chegarmos ao final do ano, perceberemos que a transformação aconteceu e sem dúvida, o resultado será muito melhor.
Promessas para o ano seguinte? Não! Faça agora. Plante a semente hoje. Abrace hoje. Fale hoje. Agradeça hoje. Peça hoje. Todo dia recebemos de presente aquele dia a mais na nossa vida, e esse tempo não podemos economizar ou guardar para ser usado em outro momento. Assim, use-o da melhor forma possível, pois passa e a cada novo dia das nossas vidas, ficamos com menos tempo a viver.
Trazendo para o campo empresarial, quando o balanço da sua empresa for realizado, avalie não somente os números que resultarão em lucro ou prejuízo, mas avalie a parte humana, os colaboradores que estão no dia a dia, representando sua marca. Ética, justiça e felicidade estão presentes dentro da sua empresa
Dia a dia fui fazendo meu balanço e aconteceu de uma forma onde a pergunta feita foi: isto me trará “paz na consciência e alegria no coração”? Assim, fui seguindo a minha caminhada de 2023, vivendo cada momento com presença e intensidade, pautados nos meus princípios e valores, fortalecidos na minha fé em Deus.
Sementes foram plantadas, outras já crescidas sendo regadas e frutos colhidos.
E você? Como foi o seu balanço?