O RH que transforma, evento realizado pela APAD-PI.
Hey Power!
Essa semana a APAD – PI realizou o evento RH QUE TRANSFORMA. Grandes profissionais e empresas estavam presentes. Foi uma manhã Power Inspiradora! (Obrigada especialmente ao time Bio Extratus e JSB, pelo convite, ver o empenho em cada detalhe do evento energizou!)
Temas diversos foram abordados, de saúde mental a RH e lucratividade para as empresas, muitos dados compartilhados, dentre eles o que ficou forte para mim:
Desenvolver a liderança subiu para a necessidade número 1 pelo GPTW, afinal na era complexa em que vivemos os líderes devem ser rápidos em aprender, desaprender e aprender de novo; buscar elevar a qualificação profissional para aumentar a sua capacidade em desenvolver pessoas e claro engaja-las. Parece que perceberam que existe um efeito cascata, se o líder não dissemina bem quem vem abaixo dele na pirâmide também não conseguirá… E aí não tem comunicação não-violenta que resolva! (risos)
Outra temática forte apresentada trata-se da frustação de muitos profissionais de RH com a cabeça dura dos Donos e CEOs das empresas, muitos ainda encaram o setor como mera contratação e desligamento, mas o evento como um todo deixa claro o protagonismo desse setor que cuida das relações humanas, setor que deve, como muito bem foi exposto lá, analisar a lucratividade da empresa para mensurar através de dados o termómetro de saúde do negócio, sendo apoio para todas as áreas e sim impulsionador de resultados. Sem lucro sem missão!
Eu não sei se todas as empresas estão prontas para investir e respeitar o posicionamento de um RH mais estratégico, ou mesmo se existem profissionais prontos para serem e fazerem o RH estratégico acontecer, mas posso afirmar que aqueles atentos a isso serão destaque.
O RH que sai da mesa do escritório, percebendo o funcionamento da empresa, os dados principais, que usa tecnologia para otimizar tempo e gestão e que dispõe de uma força de vontade em realizar inabalável, capaz de resistir a maré contra mudança que possa existir no ambiente de trabalho faz meus olhos brilharem!
O desafio é sim enorme em todos os sentidos e é isso que deve motivá-lo a se desafiar a buscar por essa estratégia, pessoas ainda são o coração da empresa e alguém precisa ter o viés humano no negócio para usar como leme e guiar rumo ao sucesso!
Quer saber mais sobre o evento? Então assiste ao VT!