Varejistas lutam pela atração de clientes e fluxo de pessoas para seus negócios, o que faz com que haja desafios de marketing outbound, inbound para que possa haver a conversão de um maior volume de vendas. Mas como pode-se aumentar a eficiência de uma varejista e gerando fidelidade à base de clientes que já possuem?
O faturamento do varejo proveniente de ações de CRM tem mostrado um crescimento significativo nos últimos anos e continua a se expandir em 2024. Diversos fatores contribuem para esse crescimento, incluindo a adoção de tecnologias avançadas como a inteligência artificial (IA), a automação de processos e a integração de canais de comunicação.
A disseminação desses softwares no mercado tem aumentado constantemente devido aos resultados que trazem para um negócio.
O mercado global de CRM cresceu de US$ 26 bilhões em 2015 para US$ 69 bilhões em 2020, e está projetado para alcançar US$ 101,41 bilhões em 2024, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 12,6% até 2032. Esse crescimento reflete o aumento da demanda por soluções que ajudam as empresas a gerenciarem melhor as interações com os clientes e melhorar a retenção de clientes.
Essas ferramentas tem evoluído de tal forma que o ROI gerado por essas ferramentas era de apenas U$ 5,60 em 2011 e em alguns anos teve um aumento de 38%, representando cerca de U$ 8,71 em 2014. Estudos mais recentes previram que esse número pode chegar a cerca de U$ 30,00 em um futuro próximo, ou seja, um ROI de U$ 8,71 já é extremamente sólido e em um cenário de aumento tão substancial indica que não só as ferramentas estão melhorando como também o publico está mais adepto a consumir através de ações de CRM.
Prova disso é um estudo que mostra relatos de ganho de performance da empresa através do CRM.
O varejo gera uma alta quantidade de dados diariamente proveniente de suas vendas. Para aumentar indicadores como Ticket Médio e LTV (Life time Value) uma empresa pode utilizar-se do CRM para conseguir gerar ofertas inteligentes para seus clientes. Ofertas inteligentes são feitas com precisão de tempo e produto, desencadeando em uma taxa de conversão maior que irá aumentar a receita do varejista, além de efetivar vendas mais lucrativas que não exigem investimento massivo em marketing de propaganda e sim de comunicação com a própria base.
Nesse cenário parece impossível deixar de ler o artigo e não ir atrás de implantar um CRM ou reforçar as ações que devem ser feitas. Em qualquer uma das alternativas os dados a seguir serão cruciais para que sua jornada seja bem-sucedida, pois não é trivial.
Cerca de 50% dos gerentes de vendas que dizem que o CRM é difícil de implementar, isso se deve aos seguintes entraves:
Muitas empresas varejistas sofrem com a implementação de processo e pessoas, pois o ciclo de vendas que deveria passar pelo cadastramento do cliente acaba não acontecendo e os custos de aquisição de clientes acabam aumentando em proporção. Quando a ferramenta é utilizado a falha de processos atua novamente no preenchimento correto dos dados para que possam ser gerardos insigths de estratégia suficientes para que a equipe de marketing possa agir.
Nota-se que grande parte dos problemas partem de processos e pessoas e que um bom suporte pode fazer toda diferença em uma implementação. Dado que o movimento bem feito pode gerar um ROI expressivo para o seu negócio, porque você não tem olhado com foco para essa iniciativa?