Move Notícias

Publicado em: 16 junho 2024 às 20:13 | Atualizado em: 16 junho 2024 às 20:18

Climatologista indica antecipação do BR-Ó-BRO no Piauí, com temperaturas até 2º graus mais altas que a média

Por Wagner Albuquerque

Imagem: Reprodução.

O BR-Ó-BRO chegará mais cedo este ano no Piauí, segundo alerta do climatologista Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria da Defesa Civil do Piauí (Sedec-PI). As temperaturas elevadas, características desse período, começarão a ser sentidas a partir da segunda quinzena de julho, com variações que podem oscilar de meio grau até dois graus acima da média, especialmente no cerrado. Esse aquecimento deve impactar os setores de agricultura e pecuária.

Costa destacou que o Piauí está entrando em um cenário de severidade em relação às temperaturas, com picos de umidade muito baixa e ondas de calor, representando riscos para a população e o meio ambiente. Ele explicou que as condições típicas do BR-Ó-BRO de 2023 podem ser antecipadas para julho deste ano, devido à transição do período neutro para La Niña.

Além das temperaturas elevadas, há um aumento na radiação solar, exigindo precauções adicionais. Especialistas recomendam hidratação adequada, evitar exposição ao sol nos horários de pico, usar protetor solar e roupas leves, e manter-se informado sobre as previsões meteorológicas, seguindo as orientações das autoridades locais.