Move Notícias

Publicado em: 21 março 2024 às 18:44 | Atualizado em: 21 março 2024 às 18:48

Chove forte no Sul do Piauí e Barragem do Estreito transborda depois de 4 anos

Por Douglas Ferreira

Barragem do Estreito transborda e é monitorada – Foto: Cidades na Net

No interior do Piauí, especialmente na região Sul do Estado, tem ocorrido fortes chuvas. O fato de ter chovido bem no dia 19, dia de São José, é considerado um sinal de um inverno promissor segundo a cultura popular. Como resultado dessas intensas chuvas, algumas barragens importantes no Estado começaram a transbordar, incluindo a Barragem do Estreito, localizada no município de Francisco Macêdo.

A Barragem tem capacidade de 23,8 milhões de metros cúbicos de água, e atingiu o limite máximo na tarde desta quinta-feira (21), após quatro anos. O aumento do volume das águas do rio Curimatá, de açudes e riachos, devido às chuvas intensas, contribuiu para o transbordamento da represa.

A represa foi construída há 17 anos. A barragem tem 7 km de extensão e é uma importante fonte de abastecimento e lazer para a região. Com o período chuvoso, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Semarh, e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas -Dnocs, estão monitorando as barragens para evitar transtornos à população.

A Barragem do Estreito é um importante ponto turístico que inclui bares e parque aquático. O balneário atrai turistas da região e moradores locais. Por isso, a prefeitura e o governo do Estado estão tomando medidas preventivas de segurança para os moradores da região.

O secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Francisco Macedo, Fernando Carvalho, relatou que, “até o momento, o transbordamento da represa não causou nenhum transtorno para a região”. No entanto, ele destacou a necessidade de ‘monitoramento contínuo’, pois um aumento adicional no volume das águas pode comprometer o acesso ao povoado Estreito.