Por Douglas Ferreira
A notável capacidade inovadora da tecnologia chinesa no setor ferroviário de alta performance supera as expectativas, destacando-se como um feito que ultrapassa as conquistas do ocidente. O país asiático apresenta o primeiro trem-bala do mundo com uma velocidade de cruzeiro de 300 km/h sobre o mar, consolidando sua posição na vanguarda do desenvolvimento ferroviário global.
Em apenas uma década, a China construiu quase 40 mil km de estradas de alta velocidade, ultrapassando a soma do restante do mundo. Seu ambicioso plano visa atingir 70 mil km até 2035, demonstrando um comprometimento notável com a liderança nesse setor. O recente marco, uma linha de alta velocidade sobre a água com extensão de 277 km na região de Fujian, destaca-se como um exemplo impressionante dessa proeza tecnológica.
Conectando as cidades costeiras de Fuzhou, Zhangzhou e Xiamen, essa linha desempenha um papel geopolítico fundamental ao promover a integração com a ilha autônoma de Taiwan. A proximidade estratégica de Fujian a Taiwan é evidente, com Xiamen localizada a apenas 10 km de Kinmen, a região mais ocidental da ilha. As propostas do governo chinês, incluindo a construção de uma ponte sobre o estreito, refletem o desejo de facilitar a conectividade e a integração entre Fujian e Taiwan.
A China Railway, operadora ferroviária estatal, anuncia que a velocidade máxima dos comboios nessa rota é de 350 km por hora. O percurso, que atravessa 84 pontes e 29 túneis, representa um desafio construtivo notável, especialmente nos 20 km de trilhos sobre o mar. A equipe de construção utilizou robôs inteligentes e materiais ecologicamente corretos e resistentes à corrosão para erguer as tramas ferroviárias sobre a água, superando as dificuldades apresentadas pela geografia montanhosa do terreno.
Este avanço impressionante destaca a China como líder indiscutível no desenvolvimento ferroviário de alta performance, estabelecendo um novo padrão global e redefinindo as expectativas para o futuro do transporte ferroviário.