Move Notícias

Publicado em: 31 janeiro 2024 às 09:19 | Atualizado em: 31 janeiro 2024 às 09:19

Celso Barros Coelho Neto será empossado na Academia Piauiense de Letras Jurídicas nesta quarta-feira (31)

Por Wagner Albuquerque

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto, será empossado na cadeira número 10 da Academia Piauiense de Letras Jurídicas. A posse acontece nesta quarta-feira (31/01), às 19 horas, no auditório da Escola Superior da Advocacia do Piauí (ESA-PI).

Celso Barros Coelho Neto frisou que é uma alegria compor a Academia Piauiense de Letras Jurídicas ao lado de grandes operadores do Direito, ocupando a cadeira que um dia foi de seu avô, o jurista Celso Barros Coelho. A cadeira número 10 tem como patrono Antônio Coelho Rodrigues.

“Sempre admirei os trabalhos desempenhados e a missão da Academia Piauiense de Letras Jurídicas. As contribuições que os membros dispõem acerca do Direito, beneficiam não apenas a advocacia, mas toda a sociedade. Estou muito feliz por estar ao lado de grandes juristas, de pessoas que admiro e poder deixar também a minha contribuição”, frisou o Presidente da OAB-PI.

Celso Barros, Presidente OAB-PI. Foto: Reprodução.

CARREIRA JURÍDICA

Celso Barros Coelho Neto é Advogado e Procurador do Estado do Piauí, tendo sido Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Piauí por dois mandatos (2008/2012). Foi vice-presidente da ANAPE (Associação Nacional dos Procuradores dos Estados).

É Pós-Graduado em Direito Administrativo pela Universidade de Salamanca (Espanha), Pós-Graduado em Direito Constitucional pela UFPI. Especialista em Direito Público e Privado pela Escola da Magistratura do Piauí e tem extensão em Direito Civil na Universidade de Buenos Aires (UBA).

É Membro da Academia Brasileira de Direito (ABD), do Instituto dos Advogados do Piauí (IAP) e da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPRO). Foi Professor Substituto da UFPI e de outras faculdades no Piauí.

Na OAB Piauí, presidiu a Comissão de Estágio e Exame de Ordem (2002/2005), foi Conselheiro Seccional (2001/2003), Secretário-Geral (2004/2006) e Conselheiro Federal da OAB (2015/2018). Foi membro da Comissão Nacional de Acesso à Justiça, da Comissão Nacional de Direito Securitário e da Comissão Nacional de Estudos sobre Compliance do Conselho Federal da OAB. É Coordenador Nacional do Exame de Ordem e pelo segundo mandato, Presidente da OAB Piauí.