Hoje, a cidade de Caxias, no Estado do Maranhão, chora a perda de um de seus maiores empreendedores, o empresário Hélio de Sousa Queiroz, 85 anos. Seu falecimento ocorreu por volta do meio dia desta quinta-feira, 21, deixando um vazio imensurável na Região dos Cocais. Hélio Queiroz era um verdadeiro ícone do empreendedorismo local, tendo deixado sua marca em diversos setores.
Como concessionário da Volkswagen em Caxias, industrial no ramo cerâmico e de óleo de babaçu, e comerciante no setor de material de construção, Hélio construiu um verdadeiro império no Leste do Maranhão. Seu legado empresarial é inegável, e sua capacidade de venda era admirável. Ele costumava dizer que nasceu para ser um comerciante, e essa vocação estava em seu sangue.
Hélio Queiroz também teve incursões na política, tendo sido prefeito do município por dois períodos. Sua última gestão contou comigo como secretário de Comunicação, e pude testemunhar sua dedicação à cidade que tanto amava.
Lembro-me de uma ocasião em que presenciei uma venda que me marcou profundamente. Um amigo ligou para Hélio em busca de um carro usado para sua filha, que havia passado no vestibular em Teresina. Hélio sugeriu um Lada Laika, carro de origem russa. O amigo expressou preocupação quanto à disponibilidade de peças no Brasil. A resposta de Hélio Queiroz foi imediata e cativante: “esse carro é do país da guerra, não quebra nunca”. Não sei se a venda foi efetuada, mas naquele momento, Hélio demonstrou sua habilidade ímpar como vendedor, capaz de responder com perspicácia a qualquer objeção.
Infelizmente, nos últimos anos, Hélio Queiroz enfrentou problemas de saúde, mas manteve sua lucidez admirável mesmo com dificuldades motoras. Ele foi hospitalizado em Teresina após uma queda em sua residência e, lamentavelmente, nos deixou na capital piauiense. Porém, seu coração estará para sempre em Caxias, onde será sepultado nesta sexta-feira, 22.
O maior comerciante do Leste do Maranhão deixa uma lacuna profunda na comunidade, mas também deixa um legado valioso. Hélio Queiroz deixa a esposa, dona Rita Queiroz, e seus filhos: Queiroz Júnior, João Antonio, Maurício, Socorro Simone e Sílvia Regina. Seu espírito empreendedor e sua capacidade de vender ficarão para sempre na memória daqueles que tiveram a honra de conhecê-lo.
Hélio Queiroz nasceu no município de Passagem Franca, no Maranhão, mas era um caxiense por escolha. Amava Caxias como poucos filhos da terra. Caxias das Aldeias Altas, terra de poetas e escritores, berço de Gonçalves Dias, acolheu um homem de poucas letras, mas de um espírito empreendedor elevado.
Descanse em paz, Hélio Queiroz, e que seu exemplo continue a inspirar futuras gerações de empreendedores, vendedores e vencedores. Você veio, viu e venceu!
Por Douglas Ferreira