Por Douglas Ferreira
A região Nordeste também sofre com a ação de intensas chuvas. Não tão impactante quanto os temporais que assolaram o Estado do Rio Grande do Sul, no Sul do Brasil, mas aqui também trouxeram problemas para algumas cidades. No mês passado, fortes precipitações afetaram o Estado do Ceará, e agora, as chuvas estão causando estragos consideráveis no Estado do Maranhão, onde 30 municípios já se encontram em situação de emergência, e pelo menos um está em estado de calamidade pública, como é o caso de Santa Inês.
Até esta sexta-feira, 10, já existem cerca de 1.031 famílias desabrigadas e 2.909 desalojadas. E continua chovendo em boa parte do Estado, sobretudo, nas cidades já afetadas. E infelizmente, houve uma vítima fatal.
Até o momento, de acordo com a Defesa Civil, Santa Inês é o único município em estado de calamidade pública. As intensas chuvas que atingem todo o Maranhão desde o mês de abril têm provocado cheias em rios do Estado, deixando milhares de famílias desabrigadas. Felizmente, as famílias afetadas estão recebendo apoio das defesas civis nos municípios.
O órgão também informou que está trabalhando para a retirada das pessoas que estão em áreas de risco, e o governo do Maranhão tem fornecido refeições por meio da rede de restaurantes populares.
Os municípios em situação de emergência são: Formosa da Serra Negra, São Roberto, São João do Sóter, Tuntum, Monção, Pindaré-Mirim, Conceição do Lago Açu, Lago da Pedra, Lagoa Grande do Maranhão, Carutapera, Governador Nunes Freire, Boa Vista do Gurupi, Trizidela do Vale, Cantanhede, Palmeirândia, Bacabal, Jenipapo dos Vieiras, Cachoeira Grande, Buriticupu, Arari, Satubinha, Anapurus, Grajaú, Colinas, Matões do Norte, Pedro do Rosário, Peri Mirim, Tufilândia, Barra do Corda e Barreirinhas.