Por Wagner Albuquerque
Segundo a Pesquisa de Estatísticas do Registro Civil divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (27), os casamentos no Piauí são os mais duradouros do Brasil, enquanto no Acre têm a menor duração. Os dados de 2022 são cruciais para entender a dinâmica populacional e orientar políticas públicas.
No Piauí, a duração média do casamento é de 16,6 anos até o divórcio, enquanto no Acre é de apenas 10,5 anos. A média nacional fica em 13,8 anos. No Rio de Janeiro e em São Paulo, os casamentos duram, em média, 13,4 e 13 anos, respectivamente, ambos abaixo da média nacional.
A pesquisa também revelou a idade média de divórcios em cada estado. As mulheres se divorciam mais cedo do que os homens: 41 anos. Os homens, em média, se divorciam aos 44 anos. Os estados onde os homens se divorciam mais cedo são o Acre e o Mato Grosso do Sul, empatados com 42,9 anos. As mulheres se divorciam antes também no Acre, com 39,3 anos de idade. Os homens permanecem mais tempo casados no Rio Grande do Sul, com 46,8 anos, e as mulheres gaúchas são as mais velhas ao se separar, em média, aos 43,7 anos.