Por Wagner Albuquerque
A inauguração da Casa das Mulheres Brasileira, de Teresina, ocorreu na última sexta-feira (8), em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Com finalidade ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica, o projeto é uma iniciativa do governo federal e será gerido pelos governos estadual e municipal. O espaço foi construído pela Prefeitura de Teresina com recursos federais, na ordem de R$ 5,5 milhões.
A Casa, que funcionará 24 horas por dia, oferecerá suporte psicossocial humanizado às mulheres que tenham sofrido algum tipo de violência. Além de assegurar a proteção integral dessas vítimas, a Casa da Mulher Brasileira buscará promover a autonomia econômica das mulheres.
A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, jornalista Karla Berger, abordou o aumento dos casos de feminicídio no Estado e a importância de denunciar tais situações.
“Eu também fui vítima de violência na minha adolescência, e naquela época, não havia políticas públicas que oferecessem essa rede de apoio às mulheres, como a Casa da Mulher Brasileira proporcionará. Os casos de feminicídios aumentam a cada dia, e é crucial ter esse local para evitar mais vítimas”, afirmou.
Também participam da solenidade o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, a secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Denise Mota Dau, a ex-governadora e secretária Estadual da Assistência Social, Regina Sousa, a secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, dentre outras autoridades.
No local, serão disponibilizados diversos serviços, como Delegacia Especializada, Juizado e Vara Especializada, Atendimento Psicossocial, Brinquedoteca, Promotoria Especializada, Defensoria Especializada, Central de Transportes, Alojamento de Passagem, Emprego e Renda.
Os atendimentos estarão disponíveis 24 horas por dia, incluindo feriados e fins de semana, com o intuito de encorajar as vítimas a romperem o ciclo de violência. Além disso, será implementado um plano de autonomia econômica, por meio de programas que abrangem educação financeira, qualificação profissional e facilitação da inserção no mercado de trabalho.
A Casa da Mulher Brasileira de Teresina está localizada na Rua Roraima, 2563, no bairro Aeroporto, e na Rua Dezenove de Novembro, no bairro Primavera, na zona Norte da capital.