Por Wagner Albuquerque
Agressores vestidos de preto espancaram Hervé Breuil, candidato do partido Reunião Nacional (RN), de Marine Le Pen, durante a campanha para a eleição parlamentar na França, segundo a polícia. O incidente ocorreu em Saint-Étienne, perto de Lyon, e Breuil sofreu um AVC após a agressão. As autoridades informaram que os agressores usavam roupas pretas e máscaras, e que Breuil foi hospitalizado, mas deve receber alta em breve.
A violência política tem aumentado na França, com um crescimento significativo nos ataques contra figuras políticas, especialmente prefeitos e vereadores. Nos primeiros nove meses de 2023, foram registrados 2.387 ataques físicos e verbais, em comparação com 2.265 em todo o ano de 2022, quando os casos de violência já haviam aumentado um terço em relação a 2021, segundo dados do Ministério do Interior.
Marine Le Pen culpou “extremistas de esquerda” pelo ataque a Breuil, afirmando que “uma campanha eleitoral em uma democracia não pode permitir que tais atos de extrema violência sejam realizados por uma extrema-esquerda que está preparada para fazer qualquer coisa para semear o caos”. A polícia abriu uma investigação sobre o incidente. A eleição antecipada foi convocada pelo presidente Emmanuel Macron após seu partido ser derrotado pelo RN nas eleições para o Parlamento Europeu. O partido de direita lidera as pesquisas antes da votação, à frente da coalizão de esquerda Nova Frente Popular.