Por Douglas Ferreira
Você já teve contato com uma idtech? Sabe do que se trata e qual é sua função? Pois bem, o Brasil abriga uma startup assim, originada no interior do Rio Grande do Sul, que agora está conquistando o país e ambiciona alcançar projeção internacional. Entenda como essa idtech do interior gaúcho competiu com unicórnios.
O pequeno município de Venâncio Aires, a cerca de 130 quilômetros de Porto Alegre, conhecida regionalmente como a “Terra do Chimarrão”, mas nos últimos dois anos chamou a atenção de investidores internacionais devido a uma startup local que começou a ganhar destaque, rivalizando até mesmo com ‘unicórnios’ (empresas que valem mais de $1 bi) do mercado nacional.
A CAF, inicialmente fundada como ‘Combate à Fraude’, apesar de possuir escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e executivos nos Estados Unidos, mantém sua sede principal e grande parte de sua equipe em Venâncio Aires.
Mesmo com a atmosfera longe das grandes metrópoles, o que levou essa idtech a se destacar em um setor altamente tecnológico no país – o de identidade digital, conquistando clientes como Magalu, Vivo, Localiza e KTO? Segundo Leonardo Rebitte, cofundador da empresa, a chave do sucesso está em um conceito muito comum nas cidades do interior: o senso de comunidade.
“Sabemos que nossa tecnologia é boa, mas algo que tem sido um diferencial tem a ver com a cultura que trazemos conosco, de estar próximo dos clientes e de colocar as pessoas como principal ativo”, explica Leonardo.
Ele destaca que essa abordagem foi o que chamou a atenção de grandes clientes logo nos primeiros dias de operação, enquanto outras startups, como a unicórnio ‘Unico’ e a “quase-unicórnio” ‘Idwall’, ganhavam mercado.
Antes da CAF, Leonardo, natural do Rio de Janeiro, já era reconhecido no ecossistema do centro do país como um dos fundadores da Mutual. Ele deixou a Mutual em 2019 para dedicar-se integralmente à CAF, que nasceu como subsidiária da Mutual, resultado da parceria entre Leonardo e o outro cofundador, Rafael Viana, natural de Venâncio Aires. Rafael já havia formado uma equipe de tecnologia em sua cidade natal e viu na colaboração com Leonardo a oportunidade de criar um negócio promissor.
Apesar da aparência modesta, Venâncio Aires é uma cidade situada em um polo educacional no interior gaúcho, próximo a Santa Cruz do Sul, que abriga universidades e institutos federais de educação, fornecendo mão de obra qualificada para a idtech. A maioria da equipe de produto da CAF, por exemplo, está baseada no Rio Grande do Sul.
“Hoje temos mais de 260 funcionários, em diversas partes do mundo, mas um dos motivos que encontramos para manter a companhia em Venâncio tem a ver com ajudar também a cidade. Tem universidades e institutos na região. A ideia não foi manter só porque Rafael vive lá, mas também para contribuir com a comunidade. Hoje somos a maior startup na região e nos orgulhamos de fazer a diferença para muitas pessoas”, destaca Leonardo.
Apesar de já ter conquistado espaço como Combate à Fraude, a CAF ganhou ainda mais destaque no cenário nacional das idtechs em 2022, quando recebeu um investimento de R$ 80 milhões assinado pelos canadenses Darryl Green, André Edelbrock e Trevor Clarke, cofundadores da Ethoca, empresa adquirida posteriormente pela Mastercard. Com o aporte e a expertise desses executivos, Darryl assumiu a presidência da idtech.
A injeção de capital externo e a chegada de executivos experientes impulsionaram a CAF, que aumentou sua receita e base de clientes em 220% em 2023. A empresa planeja manter um ritmo de crescimento de 80% em 2024, com novos planos em desenvolvimento.
Embora a competição com outras idtechs, como Idwall e Unico, esteja acirrada no Brasil, a CAF também mira no mercado internacional, planejando lançar suas primeiras ofertas nos Estados Unidos e em alguns países da União Europeia ainda este ano. A estratégia é aproveitar a posição consolidada no Brasil como vantagem nessa expansão.
O CEO atual da empresa, Jason Howard, destaca que o Brasil é um dos mercados mais dinâmicos em prevenção de fraudes e que a combinação de um cenário favorável com profissionais motivados a trabalhar globalmente torna a CAF uma mistura vencedora.
Em relação às potenciais avenidas de crescimento no exterior, Jason observa o interesse crescente de empresas globais de e-commerce e outros setores de varejo no Brasil, e a CAF quer estar preparada para atender a esses clientes quando decidirem ingressar no mercado brasileiro.