Por Douglas Ferreira
Uma notícia promissora destaca o setor de veículos elétricos, que sinaliza um aumento expressivo no número de empregos. A fabricante chinesa BYD anunciou planos para dobrar o contingente de funcionários em sua unidade na Bahia, passando de 5 mil para 10 mil vagas. O objetivo é adiantar a produção no Brasil, prevista para iniciar até o início de 2025.
A principal revelação é o lançamento do Dolphin mini no país em fevereiro, anunciado durante o Brazil China Meeting, evento organizado pelo Valor e Grupo Lide, realizado em Shenzen, com representantes de ambos os países.
O diretor institucional da BYD, Marcelo Schneider, confirmou a data e outros lançamentos no Brasil. O Dolphin mini é uma versão compacta do modelo já existente, vendido atualmente por R$ 150 mil. O mini promete ser o veículo 100% elétrico mais acessível do país, com o preço ainda não divulgado para o mercado brasileiro. No entanto, o modelo começou a ser comercializado neste mês no Uruguai, a partir de R$ 108 mil.
Além disso, a BYD planeja ampliar sua rede de concessionárias no país, visando alcançar 250 unidades até o final do ano, em resposta à retomada da cobrança de impostos pelo governo brasileiro sobre a importação de carros elétricos.