Move Notícias

Publicado em: 29 maio 2024 às 10:44 | Atualizado em: 29 maio 2024 às 14:29

Brasil tem 8 das 50 cidades mais violentas do mundo; Fotaleza é a nona mais perigosa

Por Douglas Ferreira

Contraditoriamente Fortaleza é o município com o mais alto PIB da Região Nordeste, seguida por Salvador, Recife e São Luís – Foto: Reprodução

A disseminação da violência em todo o território nacional já não é mais uma novidade para ninguém. No entanto, o que surpreende são as revelações sobre as cidades brasileiras que se destacam negativamente no cenário internacional.

De acordo com um ranking divulgado pela plataforma de estatísticas Numbeo.com, três cidades brasileiras estão entre as 10 mais violentas do mundo em 2024: Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador. É alarmante notar que duas dessas cidades estão localizadas no Nordeste, e que a encantadora capital cearense, Fortaleza, com 2.428.678 habitantes, figura como a nona cidade mais violenta do mundo neste ano. Contraditoriamente, Fortaleza é o município com o mais alto PIB da Região Nordeste, seguida por Salvador, Recife e São Luís

A cidade que ocupa o vergonhoso primeiro lugar nesse trágico ranking é Caracas, a capital da Venezuela. A cidade conhecida por ser governada por uma das ditaduras mais cruéis das Américas, é o centro comercial e cultural situado num vale montanhoso no Norte venezuelano.

A Numbeo.com é reconhecida por seu banco de dados global colaborativo, que compila informações fornecidas por usuários em diversas áreas, incluindo preços, qualidade de vida, taxas de criminalidade e indicadores de saúde. Nesse sentido, o Brasil se destaca como o segundo país com o maior número de cidades perigosas no top 50 mundial, com um total de oito representantes.

Além das já mencionadas Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador, também figuram no ranking Recife (13º), Porto Alegre (23º), São Paulo (25º), Campinas (38º) e Belo Horizonte (47º). Esses dados reforçam a urgência de medidas eficazes para lidar com a violência e garantir a segurança dos cidadãos em todo o país.