Por Douglas Ferreira com informações exame.
![](https://movenoticias.com.br/wp-content/uploads/2024/05/WhatsApp-Image-2024-05-11-at-10.22.24-1024x655.jpeg)
O Brasil é reconhecido como um terreno fértil para empresas de grande porte. Mas quais são as marcas mais valiosas do país e de quais setores elas fazem parte? De indústrias a serviços, essas marcas tiveram um crescimento de 4%, ultrapassando a marca de US$ 82 bilhões, conforme relatado pelo Instituto Kantar.
O setor financeiro lidera o BrandZ 2024, com o Itaú ocupando o primeiro lugar entre as 50 empresas listadas no total. Nove marcas estrearam nesta pesquisa da Kantar.
Na última quarta-feira, 13, a Kantar, uma consultoria especializada em dados e insights, divulgou o ranking BrandZ, revelando as marcas mais valiosas do Brasil em 2024. O valor de mercado combinado das 50 empresas listadas na pesquisa ultrapassa US$ 82,80 bilhões, refletindo as percepções de investidores e consumidores, com um aumento de 4% nos últimos dois anos.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Itaú lidera o ranking, com um valor de marca de US$ 7,4 bilhões, representando 8,9% do total do ranking. Em segundo lugar está a Brahma (US$ 6,6 bilhões), seguida pela Skol (US$ 5,8 bilhões) e Claro (US$ 5,7 bilhões).
Para chegar a esses resultados, o relatório BrandZ Top 50 Marcas Brasileiras Mais Valiosas considerou as opiniões de 10.800 entrevistados sobre 396 marcas em 27 categorias.
![](https://movenoticias.com.br/wp-content/uploads/2024/05/WhatsApp-Image-2024-05-11-at-10.29.22.jpeg)
De acordo com Milton Souza, diretor geral da divisão de insights da Kantar no Brasil, “as marcas brasileiras mais fortes abrangem diversas categorias, desde Vestuário e Cerveja até Cuidados Pessoais e Serviços de Viagem, o que ajuda a equilibrar a classificação para garantir que ela seja menos suscetível às oscilações econômicas”.
Onze empresas de serviços financeiros contribuem com 30% do valor total da marca no Top 50, com o Banco do Brasil sendo o que mais cresceu (nº 15; US$ 1,6 bilhão), subindo sete posições com um aumento de 55% em dois anos.
Segundo o relatório, o setor financeiro no Brasil está passando por uma transformação com a chegada de fintechs que priorizam o digital, como o Nubank (5º lugar; US$ 4,6 bilhões), e um número crescente de clientes que optam por soluções digitais.
Como resultado, bancos tradicionais como o Itaú e o Banco do Brasil estão investindo em novas tecnologias e experiências do cliente para se manterem à frente da concorrência.
O relatório também destacou nove novas marcas no ranking, incluindo a Localiza (US$ 3,1 bilhões), que teve a melhor estreia na 8ª posição. Com 50 anos de existência, a empresa de locação de veículos inovou com novos aplicativos e serviços, impulsionando a evolução de seu modelo de negócios.
Com a rápida evolução tecnológica nos setores bancário e de pagamentos, quatro novas marcas de serviços financeiros entraram no ranking, incluindo a SulAmérica (nº 19; US$ 1,2 bilhão), Rede (nº 27; US$ 1,0 bilhão), PagBank (nº 46; US$ 359 milhões) e C6 Bank (nº 49; US$ 314 milhões).
Duas outras novas marcas de Tecnologia e Serviços ao Consumidor também estrearam no ranking pela primeira vez: Unidas (21ª posição; US$ 1,2 bilhão) e Movida (33ª posição; US$ 752 milhões).
Além disso, a marca global de chinelos Havaianas (35ª posição; US$ 711 milhões), que vende seus produtos em mais de 130 países, fez sua primeira entrada no Top 50, enquanto a Leão (No.44; US$ 377 milhões), marca de chá com 120 anos, foi a única nova marca de Alimentos e Bebidas no ranking.
Embora os brasileiros expressem o desejo de serem sustentáveis, essa ainda não é uma realidade para a maioria. No entanto, os consumidores têm grandes expectativas em relação às marcas em relação ao tratamento dos trabalhadores, à inclusão e às questões ambientais.
As empresas têm a oportunidade de se conectar com os brasileiros por meio da sustentabilidade e garantir que os consumidores estejam cientes disso, evitando a prática de “greenwashing”. Neste aspecto, a Natura (12ª posição; US$ 1,7 bilhão), fabricante brasileira de cosméticos, obteve a maior pontuação em sustentabilidade.