Por Wagner Albuquerque
Um dos títulos de cobrança mais utilizados no Brasil, o boleto bancário, passará por modificações nesta semana. A partir desta sexta-feira (15), os pagamentos efetuados até às 16h30 terão o valor compensado no mesmo dia, marcando a implementação da inovação denominada D+0. Essa designação faz alusão às compensações sem acréscimos de dias úteis e é de caráter obrigatório, abrangendo 136 bancos.
Para pagamentos realizados após às 16h30, a compensação ocorrerá no dia útil subsequente. Essa atualização é aguardada com expectativa pelos brasileiros, que por muitos anos enfrentaram o prazo de compensação do boleto bancário de até três dias úteis. Essa demora dificultava as transações e restringia o uso do boleto em situações em que o pagamento deveria ser efetuado no mesmo dia.
Apesar da novidade, a efetivação da mudança dependerá dos contratos estabelecidos entre as empresas ou operadoras de serviços e as instituições financeiras. Tal alteração beneficia tanto os pagadores quanto os credores, pois a compensação mais rápida permite que a empresa, lojista ou comércio receba o pagamento e realize o serviço ou envie o produto adquirido de forma mais eficiente.
A principal modificação ocorre na experiência do credor, que passará a receber os valores de maneira mais ágil. Isso é particularmente vantajoso para o comércio, especialmente o e-commerce, que poderá confirmar rapidamente o pagamento do cliente, agilizando o despacho da entrega.
Estima-se que a novidade impacte 57% dos boletos gerados, sendo processados no mesmo dia. Os 43% restantes devem seguir o prazo D+1, que corresponde à compensação em um dia útil. Mesmo com o crescimento expressivo do Pix, em 2023 foram emitidos e pagos 4,2 bilhões de boletos bancários, movimentando R$ 5,8 trilhões.
Importante ressaltar que tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem realizar cobranças por meio do boleto bancário. Para isso, basta possuir uma conta bancária e contratar o serviço junto ao banco.