Move Notícias

Publicado em: 20 outubro 2023 às 14:27 | Atualizado em: 20 outubro 2023 às 14:31

Bispo e padre são ameaçados de morte; prefeita emite nota de repúdio

Por Douglas Ferreira

A denúncia foi feita pelo padre géu numa transmissão ao vivo pelas redes sociais – Foto: Reprodução

A Constituição Federal assegura a liberdade de culto religioso, conforme previsto no inciso VIII do art. 5º, garantindo que ninguém seja privado de direitos por causa de sua crença religiosa ou convicção filosófica ou política, desde que essas não sejam usadas para se eximir de obrigações legais impostas a todos ou recusar-se a cumprir prestação alternativa. No entanto, infelizmente, muitos líderes religiosos, incluindo padres e pastores, enfrentam ameaças em todo o país, ainda nos dias de hoje.

A situação é particularmente preocupante no Nordeste, onde ameaças a religiosos são mais comuns do que se poderia imaginar. Um incidente recente ocorreu em Tauá, no Sertão Central, no interior do Ceará, envolvendo o padre Dom Ailton e outros quatro sacerdotes. Durante a festa de Nossa Senhora do Rosário, padroeira do município, um líder religioso que presidia a celebração católica relatou ameaças de morte feitas contra esses religiosos, o que os impediu de celabrar a missa.

A denúncia foi feita durante a festa da padroeira de Tauá, Nossa Senhora do Rosário – Foto: Reprodução

O padre Géu fez a denúncia ao vivo em uma transmissão nas redes sociais, destacando que as vítimas já vinham sendo ameaçadas por aproximadamente um ano, o que os impedia de participar das celebrações. Dom Ailton Menegussi, bispo da diocese de Crateús, também no Ceará, está entre as vítimas dessa violência.

As autoridades locais estão tomando providências para lidar com a situação. A Polícia Civil está investigando as denúncias de ameaças aos líderes religiosos, e a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, divulgou uma nota de repúdio ao caso, pedindo justiça.

Nota de Repúdio da Prefeita Patrícia Aguiar

“Como Prefeita de Tauá e cristã da Igreja Católica registro a minha INDIGNAÇÃO pelas injustas ameaças feitas contra a vida do Bispo D. Ailton, da Diocese Crateús, e aos Padres Talles, Elton, Neto e Damásio, e, ao mesmo tempo, presto a mais absoluta SOLIDARIEDADE aos mesmos. O Bispo D. Ailton representa o Papa Francisco na nossa Diocese e realiza um grandioso trabalho na sua missão de santificar, ensinar, evangelizar e governar a nossa Igreja. Esperamos que a Justiça seja feita para que seja combatido esses atos de extrema insensatez”, diz a nota.

A proteção da liberdade de culto e a garantia da segurança de líderes religiosos são questões de grande importância para preservar a paz e a harmonia na sociedade.