Por Douglas Ferreira
Na tarde deste domingo, 7, a Praia de Atalaia, a mais movimentada do litoral do Piauí, foi cenário de um incidente que quase resultou em tragédia. Por volta do meio-dia, a Barraca do Chico do Caranguejo desabou subitamente após uma turista balançar-se em uma rede, expondo a precariedade da estrutura.
Situada em Luís Correia, a barraca ruiu durante o horário de almoço, um momento de grande movimento. Testemunhas relataram que o colapso foi causado pelo balanço da turista na rede. A identidade da turista não foi divulgada.
Apesar do grande susto, felizmente, apenas escoriações leves foram relatadas entre os presentes. Contudo, o impacto do desabamento causou danos materiais significativos à barraca e levantou questões urgentes sobre a segurança no local.
Vídeos do desabamento rapidamente circularam nas redes sociais, gerando uma enxurrada de comentários e aumentando a preocupação sobre a segurança dos frequentadores da praia.
Esse incidente evidencia a necessidade de uma ação imediata por parte das autoridades, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, para fiscalizar e garantir a segurança das barracas ao longo do litoral. Muitas dessas estruturas estão abandonadas ou são pouco utilizadas, evidenciando a falta de manutenção e aumentando os riscos de desabamentos e outros acidentes.
Até o momento, as autoridades locais não se pronunciaram sobre o ocorrido, mas a situação destaca a necessidade urgente de inspeções regulares e manutenções adequadas para evitar futuros incidentes e garantir a segurança dos frequentadores das praias. Sobretudo, nesse mês de julho, período de alta estação no litoral piauiense.