Por Douglas Ferreira
Um monomotor caiu no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (6), resultando em duas vítimas fatais e um ferido. A aeronave pertencia à Polícia Federal e, segundo informações do Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais (Sinpef-MG), as vítimas são os policiais federais José de Moraes Neto e Guilherme de Almeida Irber, ambos de Brasília. Um mecânico, de 51 anos, foi resgatado com trauma abdominal e encaminhado para o Hospital João XXIII.
Conforme relatado pelo Corpo de Bombeiros, o avião decolou e, logo em seguida, perdeu altitude, caindo na lateral da pista por volta das 14h14. Após a queda, a aeronave pegou fogo.
“Através das imagens, pudemos observar a decolagem da aeronave e uma tentativa de retorno, porém, ainda não dispomos de informações que esclareçam a causa do acidente”, declarou o Tenente Henrique Barcellos, do Corpo de Bombeiros, responsável pela ocorrência.
O monomotor envolvido no acidente é um Cessna 208B, fabricado em 2001, com capacidade para 11 lugares e nove passageiros. Sua matrícula é PR-AAB.
Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados para o local do acidente.
A primeira etapa da investigação consiste na coleta e confirmação de dados, verificação dos danos causados e levantamento de outras informações necessárias.
Em nota, a CCR Aeroportos, responsável pela administração do terminal da Pampulha, afirmou que os bombeiros estão seguindo os protocolos de segurança e prestando atendimento após o ocorrido.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente não impactou as operações de pousos e decolagens, e o aeroporto já retomou suas atividades normalmente.