Por Douglas Ferreira
Nesta segunda-feira, 3 de junho, mais um acidente aéreo envolvendo um avião de pequeno porte foi registrado na região Sul do país. Na madrugada testa terça-feira, 4, a Força Aérea Brasileira (FAB) localizou os destroços da aeronave, que caiu no Estado de Santa Catarina.
Os destroços da aeronave desaparecida entre Minas Gerais e Santa Catarina foram localizados, revelando a presença de dois corpos. As identidades das vítimas ainda não foram reveladas. Os bombeiros continuam as operações na região, enquanto o número total de tripulantes permanece por confirmar.
Apesar do trágico desfecho, constatou-se que o avião estava regular para operar voos, conforme indicado pelo status de operação registrado no Registro Aeronáutico Brasileiro, sob a supervisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O avião, cuja quantidade de tripulantes a bordo ainda não foi confirmada, caiu entre Garuva e Itapoá, em Santa Catarina. A aeronave partiu de Governador Valadares, em Minas Gerais, com destino a Florianópolis, tentando pousar em Joinville.
A FAB foi acionada e enviou uma aeronave modelo SC-105 Amazonas, juntamente com um helicóptero, para iniciar as buscas na área de mata onde os destroços foram avistados nesta manhã. O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina também foi mobilizado para inspecionar o local do acidente, em Garuva.
A aeronave SC-105 Amazonas possui um radar com alcance de até 360 quilômetros, permitindo buscas eficazes sobre terra ou mar. Além disso, conta com um sistema de comunicação via satélite e um sistema eletro-óptico de busca por imagem e infravermelho, o que a torna uma ferramenta importante em operações de busca e salvamento (SAR).
Veja a nota da FAB na íntegra:
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que foi notificada, nesta segunda-feira (03/06), a respeito do desaparecimento da aeronave de matrícula PS-BDW, em Santa Catarina (SC). Uma aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – Esquadrão Pelicano, e um helicóptero H-36 Caracal, do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3°/8° GAV) – Esquadrão Puma, foram acionados para iniciar as buscas, que são coordenadas pelo SALVAERO Curitiba.
Saiba mais sobre o SC-105 Amazonas:
O SC-105 Amazonas possui um radar capaz de realizar buscas sobre terra ou mar, com alcance de até 360 quilômetros. Um sistema de comunicação via satélite também permite o contato com outras aeronaves ou centros de coordenação de salvamento (Salvaero), mesmo em voos a baixa altura.
A aeronave ainda conta com um sistema eletro-óptico de busca por imagem e por espectro infravermelho. Isso permite realizar buscas pelo calor, permitindo detectar, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar.
Com capacidades avançadas e tecnologia de ponta, o SC-105 Amazonas da FAB tem definido padrões para missões de busca e salvamento, servindo como uma plataforma robusta para operações SAR.
Saiba mais sobre o H-36 Caracal:
O H-36 Caracal desempenha um papel fundamental em operações de resgate, agindo com precisão em ambientes desafiadores. A aeronave é conhecida por sua adaptabilidade em diferentes cenários operacionais. Sua ampla cabine permite acomodar cargas variadas, desde equipamentos até suprimentos médicos. Essa flexibilidade possibilita que o helicóptero seja utilizado em uma ampla gama de missões, incluindo Evacuações Aeromédicas, resgate em áreas remotas e desdobramento de tropas em zonas de conflito.
Dotado de sistemas avançados de navegação, comunicação e proteção, o H-36 Caracal é capaz de operar em ambientes desafiadores, proporcionando às tripulações maior segurança e eficiência. Seus motores e sistema de rotor sofisticado permitem voos de longa distância, velocidade operacional elevada e possibilidade de decolagem e de pouso em diferentes condições climáticas e locais. Além disso, o helicóptero possui capacidade para operações noturnas e recursos para utilização de sistemas de armas integrados, aumentando sua eficácia em missões de apoio tático.