Por Wagner Albuquerque
No ranking dos investimentos mais rentáveis até abril de 2024, o bitcoin liderou, registrando um aumento de 51% nos primeiros quatro meses do ano. Por outro lado, os índices de ações apresentaram desempenhos desfavoráveis, com rentabilidade negativa. Esses dados foram divulgados por Einar Rivero, da Elos Ayta Consultoria, nesta quarta-feira, 30.
Há diversos fatores por trás da alta da principal criptomoeda do mercado, como expectativas em relação ao halving (evento que reduz a quantidade de moedas em circulação, aumentando seu valor) e, especialmente a demanda de investidores institucionais por ETF de bitcoin nos EUA, a exemplo da gigante BlackRock (que chegou inclusive a lançar, em fevereiro, um investimento atrelado ao bitcoin no mercado brasileiro em parceria com a B3. O produto foi um BDR de EFT).
Na outra ponta, o pior investimento do ano até agora é o índice que mede o desempenho das chamadas small caps (ações de empresas com menor valor de mercado), com queda de mais de 11%. Também com rentabilidade negativa aparecem o Ibovespa, principal indicador da bolsa de valores, e o IDIV, índice que acompanha o desempenho de ações de empresas consideradas boas pagadoras de dividendos.