As empresas são feitas por pessoas, como não poderia ser diferente: os conflitos humanos permeiam a esfera empresarial.
São muitos os desafios enfrentados no cotidiano das empresas, diante das adversidades nas relações com os diversos públicos, externos e internos. Dentro do contexto organizacional, o assédio no ambiente de trabalho impacta negativamente o desempenho de líderes e equipes, afetando, assim, os resultados.
Assédio no ambiente de trabalho não é tema atual, no entanto, vem tendo destaque nos últimos tempos diante da recente Lei 14.457/2022, que obriga as empresas que têm CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) a promoverem palestras e treinamentos sobre o tema. Além do dever de criar um canal de denúncias.
Destaca-se que com a maior conscientização acerca das formas de configuração do assédio, mais situações vêm sendo reportadas judicialmente e na mídia, como foi o caso da Globo, que recentemente fez acordo milionário para encerrar processo de assédio na Justiça.
Em razão disto: como as empresas podem tratar desta problemática e lidar de forma a transformar sua cultura, tratar e minimizar os riscos dentro do ambiente organizacional?
A conscientização é apenas um dos aspectos que auxilia empresas a compreenderem o problema. É fundamental desenvolver ferramentas e estratégias para lidar com o fenômeno no mundo corporativo.
Afinal, o conflito é uma forma de associação humana e traz a possibilidade de evolução na seara empresarial!
Pensando em soluções, Betina Costa convidou a advogada Anita Duarte, de Pernambuco, para realizar o workshop intitulado Assédio Moral e Sexual no ambiente de trabalho: como criar soluções consensuais neste contexto?
O curso ocorrerá no dia 28/10/2023, às 8h , no Instituto Consensum, em Teresina -PI.