Move Notícias

Publicado em: 23 março 2024 às 13:32 | Atualizado em: 23 março 2024 às 18:18

Aprovada a implantação do curso de Medicina em Floriano

Por Douglas Ferreira

Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano – Foto: Reprodução

A notícia da aprovação do novo curso de Medicina para o Piauí foi recebida com grande entusiasmo pela comunidade acadêmica e pela população em geral. O curso será implantado no campus Amílcar Ferreira Sobral, localizado no município de Floriano, na região do médio Parnaíba, a 250 km ao Sul de Teresina. Este campus, que pertence à Universidade Federal do Piauí – UFPI.

O curso aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) é de Bacharelado em Medicina. O curso é um sonho antigo cuja proposta teve início em 2020. Agora, recebeu o respaldo necessário após a divulgação do relatório produzido pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (CAMEM) do MEC, no último dia 20 de março.

A UFPI recebeu uma visita da equipe do MEC em janeiro deste ano, que avaliou as condições da instituição para a oferta do curso de Medicina em Floriano, abrangendo os aspectos como: ensino, pesquisa, extensão e infraestrutura. Após uma análise criteriosa, a universidade demonstrou estar preparada para a implantação do curso, o que foi destacado no parecer ministerial favorável.

A aprovação deste curso é de extrema importância para a região do médio parnaíba, pois preenche lacunas assistenciais e contribui significativamente para o desenvolvimento socioeconômico local. Além disso, representa um avanço fundamental para a UFPI e para a cidade de Floriano, reafirmando o compromisso com a formação de profissionais de saúde qualificados e comprometidos com as demandas da sociedade.

O vice-reitor da UFPI e o coordenador do curso de Medicina do CAFS, Viriato Campelo, ressaltou que a aprovação do curso é um sucesso não apenas para a Universidade Federal, mas também para toda a região. Ele enfatizou a importância do curso não apenas na formação de profissionais, bem como um polo de assistência na área da saúde.

Agora, com esta etapa garantida, o próximo passo é cumprir as atividades em andamento em colaboração com o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde para a efetiva implantação do curso em Floriano.