Por Douglas Ferreira
Nesta quinta-feira, 25, os produtores de soja da região dos Cerrados piauienses se reuniram com o Secretário de Fazenda, Emílio Júnior, para a instalação do Conselho Gestor do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Logística do Estado do Piauí – FDI/PI. Durante a reunião, o presidente da Aprosoja, Aldir Neto, defendeu a destinação dos recursos do Fundo Agro para obras paralisadas na região dos Cerrados.
A Aprosoja apresentou documento com uma planilha detalhando as obras paralisadas na região, compreendendo cinco trechos de estradas vitais para o Sul do Piauí. O conselho, responsável por gerenciar a aplicação dos recursos provenientes do pagamento de impostos sobre a exportação de grãos (soja e milho) produzidos no Cerrado do Piauí, terá a missão de supervisionar o investimento desses recursos.
A lista de obras de infraestrutura paralisadas, apresentada pela Aprosoja Piauí, totaliza investimentos superiores a R$ 202 milhões. Desse montante, que envolve convênios firmados entre o Governo do Estado e o Governo Federal, resta investir pouco mais de R$ 160 milhões para aprimorar as condições de escoamento e mobilidade em mais de 400 km de estradas na região do cerrado piauiense. Além das estradas, o setor reivindicou que a alíquota não sofra reajustes.
“Hoje, temos um déficit de 500 km de estradas na região dos Cerrados”, destacou o diretor executivo da Aprosoja, Rafael Maschio, que também participou da reunião.
O Conselho, vinculado à Secretaria da Fazenda, onde a Aprosoja/PI também tem assento, foi oficialmente instalado, e em seis meses de regulamentação, o Fundo Agro arrecadou aproximadamente R$ 28,018 milhões. O Secretário de Fazenda, Emílio Júnior, assegurou transparência na aplicação dos recursos do FDI.
Apesar da arrecadação do Fundo Agro ser proveniente do setor produtivo de grãos do cerrado (soja e milho), o Fundo está destinado a financiar obras e serviços de infraestrutura logística em todo o Piauí. O documento entregue por Alzir Neto será avaliado pelo Conselho Gestor.
“Estamos encarando a iniciativa com otimismo. Essa ideia de usar os impostos que o setor paga para melhorar a infraestrutura de logística na região e para o Piauí é antiga e sempre foi defendida pelo setor. Esperamos transparência e assertividade porque isso não desenvolve só o Cerrado. Desenvolve todo o Piauí”, afirmou Alzir Neto.
Os cinco trechos incluídos na planilha apresentada pela Aprosoja são:
- Terceiro trecho da Transcerrado (PI 397), na Serra do Quilombo (Bom Jesus, Monte Alegre e Gilbués), com 97 km de extensão;
- Terceiro trecho da PI 392, Serra Grande (Baixa Grande do Ribeiro), 71 km de extensão;
- Trecho da PI 392 de Curraiso Novos/PI ao entroncamento com a Transcerrado (PI 397), na Serra das Laranjeiras (Currais), com 45 km de extensão;
- Acesso à Serra do Quilombo (PI 262) (Bom Jesus);
- Construção do trecho de ligação até o entroncamento com a PI 392 (55 km) que liga o Piauí à ponte que vai para o município maranhense de Tasso Fragoso (ainda em construção pelo Dnit).