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Publicado em: 17 janeiro 2024 às 09:45

Apple supera Samsung e conquista liderança em smartphones após 12 anos

Por Wagner Albuquerque

Em 2023, a Apple assegurou a liderança na produção de smartphones, fabricando 234,6 milhões de unidades, superando a anterior líder, Samsung, que produziu 226,6 milhões. Este é um marco já que é a primeira vez em 12 anos que a marca sul-coreana não domina o mercado em volume de entregas. A retração da Samsung foi influenciada principalmente pela perda de espaço nos segmentos de entrada e intermediários.

Os dados divulgados pela consultoria IDC indicam que a Apple experimentou um crescimento de 3,7%, enquanto a Samsung registrou uma queda de 13,7% em comparação com 2022. No ranking global dos maiores fabricantes de smartphones, completam o top 5 a Xiaomi, a Oppo e a Transsion (proprietária das marcas Infinix, Tecno e Itel).

Apple lidera a produção de smartphones. Em 2º lugar ficando a Samsung e em 3º a Xiaomi. Imagem: Reprodução.

A Canalys, outra consultoria, também destaca a mudança de liderança. “Pela primeira vez, a Apple superou a Samsung e se tornou a principal fornecedora do ano, em termos de remessas, embora ambas tenham ficado com uma fatia de mercado arredondada de 20%”, menciona o comunicado da empresa.

Nabila Popal, diretora de pesquisa da IDC, aponta a Apple como a grande vencedora de 2023, sendo a única do top 3 a apresentar crescimento anual e conquistando o primeiro lugar pela primeira vez. No entanto, ela observa os desafios regulatórios e a ressurgência da Huawei como concorrente na China, o maior mercado da Apple.

Amber Liu, gerente de pesquisa da Canalys, destaca que a perda de liderança da Samsung está relacionada ao segmento de entrada e intermediário. Ela menciona que a empresa focou em dispositivos mais caros, visando margens de lucro maiores, mas perdeu participação nos segmentos mais acessíveis.

Comparativo entre 2022 e 2023 na produção de aparelhos. Imagem: Reprodução.

A IDC também revela que o mercado global de smartphones teve uma queda de 3,2% em relação a 2022, totalizando 1,17 bilhão de unidades enviadas. Este é o menor volume em uma década, e a Apple, juntamente com Xiaomi e Transsion, contribuíram para conter essa queda, especialmente com o iPhone no segmento premium e aparelhos mais acessíveis em outras categorias.

Segundo Toby Zhu, analista sênior da Canalys, produtos de preço baixo e médio impulsionaram a recuperação do mercado no quarto trimestre de 2023, aliados à demanda crescente em regiões emergentes como Oriente Médio, África, Ásia-Pacífico e América Latina. A Xiaomi, apesar de encerrar 2023 com uma queda de 4,7%, e a Transsion, com um impressionante aumento de 30,8% na produção, desempenharam papéis essenciais nesse cenário.