Move Notícias

Publicado em: 10 julho 2023 às 20:25 | Atualizado em: 10 julho 2023 às 20:38

Aos 101 anos morre o maior jurista piauiense de todos os tempos: Celso Barros Coelho

Neste 10 de julho de 2023, o Piauí perde um grande homem. Morreu aos 101 anos, o advogado, professor, jurista e político, Celso Barros Coelho. Um prócer que inspirou gerações.

O Dr. Celso Barros morreu no Hospital São Marcos onde estava internado. Ele deixa quatro filhos e netos, dentre os quais, o atual presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto.

Aliás, o neto, destacou o legado do avô, como jurista, para o Piauí e para o Brasil. Foi numa publicação numa rede social.

Biografia 

Celso Barros Coelho ficou órfão ainda muito cedo. Ainda jovem deixou o sertão no interior do Piauí e veio morar na capital. Iniciou seus estudos em 1938, aos 16 anos, no Seminário Menor de Teresina. Foi seminarista até o ano de 1945.

Tinha facilidade em aprender idiomas. Falava português como pouco. Era poliglota com domínio do latim, grego, francês, italiano e espanhol.

Advogado por formação. Graduou-se na Faculdade de Direito do Piauí em 1953. Logo tornou-se professor titular da Universidade Federal do Piauí na cadeira de Direito Civil.

Lecionou também na Universidade de Brasília, na Escola Superior da Magistratura do Piauí e na Escola Superior da Advocacia do Piauí, onde veio a integrar o seu conselho diretor. 

Celso Barros Coelho foi ainda procurador do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. Outro feito dificilmente superável é o de ter presidido a OAB/PI por seis vezes. Na política foi deputado estadual nos anos 60. Foi cassado pelo regime militar. Retornou à política nos anos 70 onde elegeu-se deputado federal.

Afeito às letras, escreveu dezenas de livros. Era membro da Academia Piauiense de Letras – APL. Foi o primeiro e único ocupante da cadeira de número 39. Mas nunca abandonou a advocacia. Nos últimos anos, apesar da idade avançada, continuava atuando como advogado em seu escritório. 

O velório 

O corpo do advogado Celso Barros Coelho está sendo velado no Auditório da OAB/PI, no bairro Cabral. O sepultamento está programado para a amanhã, desta terça-feira, 11, a partir das 09h, no Cemitério da Jardim da Ressureição. 

Nota da OAB Piauí 

É com profundo pesar que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, comunica o falecimento do jurista, ex-presidente e Membro Honorário Vitalício da instituição, Celso Barros Coelho, aos 101 anos, no início da tarde desta segunda-feira (10/07), em Teresina. 

Nesse momento de dor e resignação, a Seccional Piauí se solidariza com os familiares e os amigos de Celso Barros Coelho e expressa as mais profundas e sinceras condolências. O legado de Celso Barros Coelho está eternizado na instituição.

Nota de Pesa do MOVE/PI

Por Douglas Ferreira