Por Douglas Ferreira
Atualmente, um dos principais desafios enfrentados pelos produtores rurais é a manutenção de uma frota de máquinas e equipamentos agrícolas. Além do elevado custo inicial de aquisição, esses maquinários demandam manutenção especializada, o que pode representar um ônus adicional para os agricultores. Nesse contexto, uma alternativa cada vez mais adotada é o aluguel desses equipamentos pesados.
Recentemente, uma importante iniciativa foi implementada em Bom Jesus, localizado no Sul do Piauí: a instalação de uma unidade da Locadora de Máquinas Agrícolas, pertencente ao Grupo RZK. Essa medida visa atender à crescente demanda por serviços dessa natureza na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), que se destaca como a quarta maior produtora de grãos do país.
A empresa oferece uma variedade de opções de locação, incluindo aluguel com equipe técnica especializada para gestão da manutenção, modalidades de locação básica e full service, além da venda de equipamentos seminovos com qualidade garantida pela RZK Rental e financiamento próprio. Além disso, é disponibilizado um modelo de sublocação, facilitando a interação entre proprietários de ativos e demandantes de operações.
Os serviços oferecidos pela RZK Rental abrangem aspectos fundamentais do dia a dia dos produtores, como planejamento, dimensionamento, treinamento, logística, manutenção e monitoramento das máquinas. Optar pela locação possibilita aos agricultores aumentar sua eficiência operacional, reduzir custos e aproveitar ao máximo o potencial das máquinas, incluindo tecnologia avançada, suporte técnico especializado e acesso a informações relevantes.
A RZK Rental já está presente em 19 estados brasileiros e atua em diversos segmentos, como grãos, fibra, cana-de-açúcar, citros, florestal e construção civil. Além da unidade em Bom Jesus, a empresa planeja inaugurar uma nova sede no estado do Pará, como parte de sua estratégia de expansão nacional.
“Estamos muito satisfeitos em ampliar nossa presença de mercado, como parte de um plano ambicioso para este ano. Nosso crescimento nos dois primeiros anos de operação superou as expectativas, e agora estamos focados em dobrar de tamanho até 2024, seguindo uma trajetória de crescimento sólido e estruturado”, destaca Carlos Eduardo Martinatti, COO da RZK Rental.