Move Notícias

Publicado em: 27 janeiro 2024 às 09:48

Alerta: Conta de água no Piauí terá aumento de 13,24% a partir de março

Por Douglas Ferreira

Reajuste de 13,24% na tarifa de água para os consumidores piauienses, afetando mais de 450 mil ligações no Estado – Foto: Reprodução

Prepare-se! Se você já acha que está pagando muito pelo consumo de água, saiba que um novo aumento está a caminho em sua conta. A Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Piauí – Agresp, autorizou um reajuste de 13,24%, que entrará em vigor a partir de março. Diante desse aumento significativo, é natural questionar os critérios por trás dessa decisão, especialmente ao ultrapassar a taxa de inflação. Quais serão os impactos desse aumento no orçamento dos consumidores?

O Conselho Diretor da Agrespi, aprovou o reajuste de 13,24% na tarifa de água para os consumidores piauienses, afetando mais de 450 mil ligações no Estado. E a previsão é que o aumento seja refletido nas faturas a partir do mês de março.

A decisão foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (26). A Agespisa, responsável pelo fornecimento de água, agora tem 20 dias para aplicar o reajuste. Conforme a legislação, a Agespisa tem o direito de solicitar o reajuste anualmente, apresentando o percentual, que é analisado pela Agência Reguladora.

Atualmente, a Agespisa atende cerca de 1,7 milhão de pessoas em todo o Estado, com 500 mil ligações de água distribuídas em 180 cidades e povoados do Piauí, incluindo aproximadamente 40 mil beneficiários da tarifa social.

Segundo José Noronha, diretor de saneamento e infraestrutura e membro do Conselho Diretor da Agrespi, a resolução indica que a faixa ‘Residencial Social’ não terá reajuste este ano, mantendo o valor de R$16,78 por 10 mil litros de consumo mensal.

A tarifa social, destinada a famílias de baixa renda e outros grupos específicos, é uma forma de aliviar os custos para aqueles que atendem aos critérios estabelecidos.