Move Notícias

Publicado em: 30 janeiro 2024 às 20:28 | Atualizado em: 30 janeiro 2024 às 20:28

Advogada e cliente são executados ao deixar delegacia no RN; entenda o caso

Por Douglas Ferreira

As vítimas da execução: Advogada Brenda dos Santos e acusado de matar o vaqueiro – Foto: Reprodução

A onda crescente de violência que assola todo o país não faz distinção de vítimas, atingindo indiscriminadamente a todos. Infelizmente, o ato de matar parece ter se tornado a norma. Em meio à escalada da criminalidade que assombra o Nordeste do Brasil, um acontecimento chocante marcou esta terça-feira, 30: o assassinato de uma advogada e seu cliente na entrada de uma delegacia de polícia no município de Santo Antônio, interior do Rio Grande do Norte.

Brenda dos Santos de Oliveira e seu constituinte saíam da Delegacia, onde ele havia prestado depoimento, quando foram surpreendidos por uma chuva de tiros, resultando em suas mortes. A de Brenda deixa a advocacia criminal em todo o país de luto.

Uma tragédia sem precedentes que abala não apenas a advocacia, mas todo o Estado Democrático de Direito. Esse ato representa a volta da sociedade potiguar e brasileira aos tempos da babárie.

A Comunidade MindJus Criminal, se manifestou nas redes sociais, “expressamos os mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade aos amigos, familiares e toda a comunidade jurídica neste momento de dor. A notícia deste atentado à democracia e ao Estado Democrático de Direito surpreendeu e indignou a sociedade potiguar”.

No perfil do MindJus Criminal no Instagram, centenas de pessoas manifestaram seu protesto contra esse ato brutal. Polianices declarou: “Estou sem palavras para essa barbaridade. Meus sentimentos aos familiares e amigos da Dra. e os votos de que esse crime tenha a Justiça feita nos tribunais. Nós, mulheres advogadas, deixamos nossos sentimentos à família.”

Ray Soares escreveu: “Que tristeza! As pessoas nunca vão entender o papel que nós, advogados criminalistas, desempenhamos. Que Deus a receba em sua divina misericórdia”.

Foram centenas de manifestações de apoio e solidariedade. Mensagens como esta: “Isso é consequência da criminalização corriqueira da advocacia criminal! Trabalhamos com medo, recusamos trabalho, apenas para nos protegermos das intimidações, dos julgamentos parciais! Não podemos continuar sendo alvos desta injusta perseguição! Agora, este assassinato me faz repensar muita coisa! Compartilho desta dor, meus sentimentos à família da jovem colega advogada!”

O advogado Rafa Araújo também desabafou: “Advocacia do Rio Grande do Norte de Luto. A sociedade está doente. Enquanto tentamos entender tudo que aconteceu, juristas sociais buscam justificativas para a execução, afirmam que ela não deveria ter dado carona ao constituído, nem feito postagem de onde estava. Não, ela não merecia ter morrido, não merecia pela postagem, não merecia pela carona, não merecia simplesmente por estar desempenhando seu papel no Estado Democrático de Direito”.

Entenda os detalhes

Brenda dos Santos, o acusado e a vítima, Victor Costa

O indivíduo assassinado junto com a advogada Brenda dos Santos era suspeito de ter cometido um homicídio contra um vaqueiro no interior do Rio Grande do Norte, Victor Costa, mais conhecido como Gordinho do Batata. Ambos foram vítimas de tiros após serem atacados por pelo menos quatro homens armados, que fugiram de moto.

O crime ocorreu em plena luz do dia, causando comoção no município.

O assassinato do vaqueiro teve lugar na noite deste sábado (27) durante a vaquejada de Santo Antônio. Vitor Costa, jovem competidor do evento, foi morto com um tiro nas costas.

Conforme relatos, o jovem havia acabado de participar da prova quando recebeu uma ligação, afastou-se para atender o telefone e foi alvejado.