Move Notícias

Publicado em: 7 janeiro 2024 às 18:53 | Atualizado em: 7 janeiro 2024 às 20:38

A última jornada de Zagallo: Emoção e homenagens ao gigante do futebol brasileiro

Por Douglas Ferreira

Zagallo é velado na sede da CBF neste domingo (7); estátua do técnico foi colocada na sala – Foto: Suelen Bastos/g1

Após um comovente velório, o corpo do ex-jogador e ex-técnico de futebol, Mário Jorge Lobo Zagallo, foi conduzido em cortejo para o sepultamento no Cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Os funerais dedicados a Zagallo foram uma homenagem à sua notável trajetória como ídolo de uma geração. Acompanhe agora os detalhes do adeus ao gigante do futebol brasileiro, falecido na sexta-feira, dia 5.

Durante o velório, o corpo do Velho Lobo foi colocado ao lado das cinco taças de Copas do Mundo que o Brasil conquistou, juntamente com a estátua de cera feita em sua homenagem pelo museu da CBF em 2022. Esta foi a primeira vez que a estátua de Zagallo foi exibida ao público.

Locutor Léo Batista dá o último adeus a Zagallo – Foto: Alexandre Brum/Estadão

Zagallo faleceu na sexta-feira, aos 92 anos, de falência múltipla dos órgãos

O velório teve início às 9h30 deste domingo, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio, e permaneceu aberto ao público até as 14h.

Várias personalidades, incluindo atletas e autoridades, compareceram para prestar homenagens, como Tite, Grafite, Cafu, Zinho, Bebeto, Jorginho, Mauro Silva, Marcos Braz e Mário Bittencourt. Lula da Silva, Ricardo Teixeira e Carlos Alberto Parreira enviaram coroas de flores como condolências.

O ex-jogador Bebeto comparece ao velório na sede da CBF e chora emocionado – Foto: Alexandre Brum/Estadão

Durante as homenagens, Cafu compartilhou suas impressões sobre Zagallo nos bastidores, destacando sua versatilidade como líder e treinador respeitado. Bebeto emocionou-se ao expressar que Zagallo foi como um segundo pai para ele, transcendendo o futebol.

O goleiro Gilmar Rinaldi destacou o amor de Zagallo pela seleção brasileira, ressaltando que “ninguém amou mais essa camisa do que ele”.

Diversas personalidades enfatizaram a importância de Zagallo para o futebol brasileiro e desejaram que sua contribuição inspire futuras gerações.

Durante o velório, Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF, passou mal e desmaiou, sendo prontamente atendido pelos socorristas, que informaram que ele estava bem.

Corpo de Zagallo chega a cemitério neste domingo (7), no Rio de Janeiro – Foto: Raoni Alves/g1

Posteriormente, o corpo de Zagallo foi conduzido em um veículo do Corpo de Bombeiros até o cemitério, onde foi recebido com aplausos.

Corpo de Zagallo chega ao cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro – Foto: Reprodução

Ex-jogador Cafu esteve presente no enterro de Zagallo neste domingo (7), no Rio – Foto: Raoni Alves/g1