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Publicado em: 1 dezembro 2023 às 15:39 | Atualizado em: 1 dezembro 2023 às 15:41

A necessidade de 'portos secos' na região Nordeste

Por Wagner Albuquerque

A operação eficiente de portos marítimos de grande escala, como o do Pecém no estado do Ceará, demanda uma infraestrutura robusta de transporte, armazenamento e controle alfandegário. Dentro desse sistema, os portos secos desempenham um papel crucial, facilitando o despacho aduaneiro em áreas secundárias.

A ferrovia Transnordestina, prevista para iniciar operações em 2027, promete fortalecer a logística do porto. No entanto, a Transnordestina Logística (TLSA) ainda não prevê a construção de portos secos* na região, segundo informações oficiais.

Para Heitor Studart, coordenador do Núcleo de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a falta de instalação desses equipamentos secundários prejudica a competitividade e produtividade da região. “É necessário lançar os portos secos ao longo da Transnordestina, criando zonas alfandegárias com intermodais que alimentem toda a retroárea do porto, proporcionando maior velocidade e produtividade”, destaca o coordenador.

Studart destaca que a infraestrutura do Brasil está defasada em comparação com outros países em desenvolvimento. Apesar da previsão de instalação de três terminais de carga no Ceará pela Transnordestina, atendendo grandes produtores de grãos e a bacia leiteira, a localização exata de dois desses terminais ainda não foi determinada.

A ferrovia Transnordestina, em construção com 860 km já concluídos, representa uma nova era no escoamento logístico do Nordeste e do Brasil, conectando o Piauí ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

A importância dos portos secos na região é destacada pelo professor Bruno Vieira Bertoncini, do departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele ressalta que esses portos podem aumentar o fluxo de mercadorias, reduzindo o congestionamento nos portos marítimos e contribuindo para a eficiência logística.

Mapa da Transnordestina – Atualizado em Janeiro de 2017.

Bertoncini salienta que, embora não seja essencial que os portos secos sejam instalados especificamente na região do Porto do Pecém, a visão de conectividade é fundamental para aprimorar a eficiência portuária. Ele destaca que a descentralização de atividades e o aumento da movimentação de cargas no Nordeste podem impulsionar a instalação de portos secos na região, proporcionando benefícios significativos para setores como a produção de frutas.

Diante do cenário logístico em evolução, a colaboração entre setores público e privado é essencial para impulsionar o desenvolvimento de infraestruturas que atendam às demandas crescentes da região e promovam a eficiência e competitividade nos portos nordestinos.

*Definição de ‘porto seco’: Um porto seco ou estação aduaneira do interior é um terminal intermodal interno diretamente conectado por uma rodovia ou ferrovia a um porto marítimo, operando como um centro de transbordo de carga vinda do mar para destinos interiores ou no sentido inverso, do interior para o mar.