Por Douglas Ferreira, com informações Debate Piauí
A célebre frase “a ignorância é audaciosa” costuma ser associada a declarações de pessoas com pouca instrução. No entanto, o que pensar quando essa ignorância provém de indivíduos esclarecidos, como um professor? Em tempos de acirrados embates ideológicos, a razão, a lógica e o bom senso frequentemente são deixados de lado.
A cada novo episódio político, especialmente os mais violentos como o recente atentado contra o presidenciável Donald Trump, vemos pessoas esclarecidas e politizadas agirem de maneira tola e abjeta. Um exemplo claro ocorreu em Picos, onde um professor utilizou as redes sociais para insultar a razão e defender a violência em um discurso de ódio. Ele chegou ao extremo de afirmar que “a esquerda é ruim de mira”, referindo-se ao fato de Bolsonaro e Trump terem sobrevivido a atentados. É o mundo ao avesso, onde o ‘poste urina no cachorro’.
Prefeitura de Picos afasta professor após discurso de ódio
A prefeitura de Picos emitiu uma nota oficial na manhã deste domingo, 14 de julho, anunciando o afastamento do professor Deivison de Moura Chagas. Este ‘educador’, que leciona tanto na rede pública quanto na particular do município, publicou um vídeo nas redes sociais zombando do atentado contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O ataque resultou em vários feridos e na morte de um cidadão americano e teve ampla repercussão na mídia internacional.
Ação rápida e decisiva
A administração municipal, ao se deparar com a gravidade dos fatos e a repercussão negativa do vídeo, decidiu abrir um processo administrativo para investigar a conduta do professor. Em nota, a prefeitura destacou que Deivison é um formador de opinião para crianças e adolescentes e que, por isso, sua atitude é extremamente preocupante. Até a conclusão das investigações, o professor permanecerá afastado de suas funções.
Compromisso com a ética e a educação
“O Município de Picos se pauta pela preservação da vida e pelo respeito aos valores fundamentais da dignidade humana e da convivência harmoniosa. Reiteramos nosso compromisso com uma educação de qualidade, baseada no respeito mútuo e na ética. Contamos com a compreensão e o apoio de todos para que este episódio seja esclarecido de maneira justa e transparente”, declarou a prefeitura em comunicado oficial.
Declarações e repercussões
Deivison de Moura Chagas, conhecido por suas declarações políticas e apoio a figuras da esquerda piauiense, nas últimas eleições, fez comentários considerados inapropriados sobre o atentado que vitimou um participante do comício de Trump. No vídeo, ele também mencionou o atentado sofrido pelo ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, fazendo piadas sobre a “mira” dos agressores.
“A esquerda é muito ruim de mira”, disse ele, entre risos.
Importância da responsabilidade educacional
A resposta rápida da prefeitura de Picos enfatiza a importância de ações firmes e transparentes diante de comportamentos que possam influenciar negativamente os jovens e a comunidade escolar. O caso seguirá em investigação, e novas atualizações serão fornecidas conforme o processo administrativo avançar.
Em tempos de polarização política, é crucial que figuras públicas, especialmente educadores, mantenham a responsabilidade e a ética em suas declarações, promovendo um ambiente de respeito e compreensão, independente das diferenças ideológicas.
O professor Deivison de Moura Chagas não foi localizado por nossa equipe de reportagem para oferecer a sua defesa. Porém o Move Notícias disponibiliza o mesmo espaço para que ele possa se explicar e se defender.