Planos competitivos de remuneração e comissões atrativas são uma ótima oportunidade para alavancar pequenas, médias e grandes empresas. Diversos empreendedores têm o desafio de transformar o ambiente de trabalho, reter talentos para as vendas e principalmente para obter melhores resultados.
Segundo a pesquisa realizada pelo Hay Group, 64% das empresas têm problemas em reter talentos. A pesquisa ouviu mais de 300 organizações no país e atestou que as pessoas sentem a necessidade de se sentirem reconhecidas no ambiente de trabalho. É por meio dos planos remunerados competitivos que os funcionários obtêm o reconhecimento pelo esforço.
Para o setor de vendas, a comissão é uma estratégia comumente utilizada pelos empregadores em busca de manter a motivação e o desempenho dos colaboradores da empresa. Calculado em cima das vendas do empregado, a comissão costuma ser utilizada para incentivar o funcionário a bater metas, que podem variar conforme os critérios de cada empregador.
Em coluna ao portal Piauí Negócios, o empresário Wilson Carvalho destaca quais atitudes o empresário deve ter ao recrutar vendedores. “O empreendedor deve encontrar vendedores que trabalham por comissão no mercado ou você deve treina ele, busca formar ele praticamente do zero. Eu defendo que o empresário dê uma ajuda de custo, mas apenas para que ele possa trabalhar no sentido de abastecer um veículo, pagar um plano de celular para que ele possa estar entrando em contato com os clientes”, explica.
Para o presidente do Movimento Empreender Piauí (MOVE-PI), Arthur Feitosa, os empregadores devem deixar clara a forma como a comissão vai ser calculada e de que modo o empregado vai receber essa quantia ao final do mês.
“Esse é um ponto que precisa de muita atenção e deve ser bem trabalhado, para que os empregados possam trabalhar. Precisamos de vendedores que programem seu próprio salário conforme as vendas que terão no mês, que não fiquem atrelados na ideia de um salário fixo, esses são bons vendedores”, explica.