Por Douglas Ferreira com informações PEGN
A jornada empreendedora muitas vezes começa apenas com foco e determinação, e dois irmãos catarinenses provaram isso ao reinventarem o tradicional pão de alho. O sucesso foi iminente, levando o negócio a crescer e, agora, a se expandir por meio de franquias.
Conheça a trajetória dos irmãos empreendedores
A Santo Alho, uma rede de lanchonetes que arrecadou R$ 4,3 milhões em 2023, com três lojas em Santa Catarina, é fruto da visão empreendedora dos irmãos Venicius e Mateus Cardoso, de 25 e 28 anos, respectivamente. O negócio, inicialmente concebido na garagem de casa, ganhou destaque ao adotar abordagens virais, ultrapassando a marca de milhões de visualizações nas redes sociais.
Agora, os irmãos planejam a expansão do empreendimento por meio de franquias
O reconhecimento da Santo Alho foi impulsionado por um vídeo viral no qual os empreendedores anunciavam que um cliente receberia um tijolo em vez do pedido, após tentar aplicar um golpe via Pix.
“No dia seguinte, acordei com vários jornais, rádios e sites me ligando. Nãoão esperava”, compartilha o empreendedor Mateus.
A trajetória da Santo Alho teve início em março de 2021, na garagem da casa da mãe dos irmãos, localizada em Criciúma/SC. Para concretizar o negócio, eles buscaram um empréstimo de R$ 10,5 mil entre conhecidos. Venicius relata que o sucesso foi imediato, vendendo 100 unidades no primeiro dia. Após três meses, abriram uma unidade própria, inicialmente focada em delivery, que posteriormente evoluiu para oferecer atendimento presencial.
Antes de ingressar no mundo do empreendedorismo, Venicius era fotógrafo, enquanto Mateus trabalhava no setor metalúrgico. Ambos também acumulavam experiência trabalhando em uma lanchonete local. Inspirados por empreendimentos semelhantes em outros Estados, os irmãos decidiram inovar no mercado, seguindo a visão do Pão de Alho do Gordo, no Rio de Janeiro.