A reforma tributária é a grande prioridade do governo no Congresso este ano. Para o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), é possível aprovar um texto de reforma até o final deste ano. A negociação está sob comando do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e os vice-líderes que dominam a área vão ajudar. “Vamos começar a dialogar a partir de segunda-feira [6] sobre o conteúdo dela e o que podemos fazer antecipadamente para termos uma reforma tributária robusta que dê conta dos problemas”, disse. As inormações são da Agência Brasil.
Haddad – que já declarou que o governo pretende votar a reforma tributária sobre o consumo no primeiro semestre deste ano e a reforma sobre a renda no segundo semestre – também deve participar de reuniões sobre o assunto na semana que vem. “Já vamos ter as primeiras conversas no início da semana com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para a gente buscar a curto prazo, no máximo até abril, como o ministro quer, nós apresentarmos, o governo apresentar uma boa e consistente proposta de reforma tributária a partir das duas PECs que estão tramitando”, disse Guimarães.
Em mais um esforço no sentido de consolidar a base de apoio no parlamento, na quarta-feira (8) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá lideranças e presidentes de partidos que apoiam o governo, desta vez, para um café da manhã. Para dar mais agilidade à discussão, de acordo com Guimarães, a ideia é que a sugestão a ser apresentada pelo governo tome como base as duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) sobre o tema que já tramitam no Congresso.
PRODUÇÃO DE CAJU
A produção de caju no Piauí registrou aumento em 2022. De acordo com o IBGE, em 2021 o estado produziu cerca de 19 mil toneladas e em 2022 saltou para 21,7 mil toneladas da fruta. O rendimento também cresceu, sendo 297 quilos por hectare frente a 263 no ano anterior. O Piauí, que já era o segundo maior produtor de caju do país, atrás somente do Ceará, aumentou a produção graças ao incremento de novas áreas que entraram em idade produtiva e melhores condições climáticas na região.
SEGURANÇA EM PIRIPIRI
A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí, através da Superintendência de Operações Integrada, divulga o resultado dos 30 primeiros dias de ações concentradas na cidade de Piripiri, região Norte do estado. Segundo o relatório, Piripiri houve redução de 67% nos casos de mortes violentas e o município completou um mês sem registro de homicídio.
EDUCAÇÃO EM PAUTA
Os trabalhadores e trabalhadoras da rede estadual de Educação realizam nesta segunda-feira (6) uma Assembleia Geral, a partir das 10h, no Clube do Sinte, no curso da qual deliberarão sobre diversos pontos de pauta da agenda de lutas da categoria, entre os quais: Abono do Fundeb, Precatório do Fundef, Período letivo 2023, Reajuste salarial de 14,95% linear e na carreira, Campanha pela revisão da reforma da Previdência estadual e II Marcha dos Aposentados.