Por Douglas Ferreira
Fique atento, pois os golpistas estão sempre inovando, e a cada dia surge uma nova modalidade de golpes contra os cidadãos brasileiros. Em meio a uma massa de trabalhadores desempregados, propostas tentadoras de emprego podem agravar ainda mais a situação. O golpe mais recente na praça é o do “golpe da renda extra” um exemplo preocupante.
Nesse golpe, os criminosos enviam mensagens por celular oferecendo oportunidades de trabalho aparentemente vantajosas. Ao manifestar interesse, a vítima cai na armadilha. O número crescente de vítimas é alarmante, mesmo diante dos alertas constantes da mídia. Entenda como esse golpe tem feito vítimas em todo o país.
O processo começa com uma simples mensagem no celular, apresentando uma proposta de trabalho atrativa. No entanto, trata-se do “golpe da renda extra ou da tarefa online”, que tem feito inúmeras vítimas. A estratégia é direta: oferecer uma jornada de trabalho curta, uma boa remuneração, garantida pela produtividade, e tudo isso sem sair de casa.
O serviço proposto é ainda mais simples: envolve curtir e fazer avaliações positivas de produtos e lojas nas redes sociais. A história de Amanda Fabiana Cardoso, desempregada e com um filho pequeno, ilustra como essas promessas podem ser enganosas. No início, tudo parecia correto, e ela chegou a receber R$ 150, acreditando estar realmente trabalhando.
Contudo, a situação mudou drasticamente quando os administradores do esquema passaram a exigir “investimentos” cada vez maiores para oferecer tarefas supostamente mais lucrativas. Amanda fez depósitos conforme solicitado, até que seu namorado a alertou de que se tratava de um golpe.
E de fato era. Esse “golpe da renda extra ou da tarefa online” tem se espalhado pelo Brasil, prejudicando principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, como idosos e desempregados. Gente que, por necessidade, não percebe que a suposta oportunidade de emprego é, na verdade, uma fraude.
Portanto muito cuidado e muita atenção se situações assim forem apresentadas para você. Analise primeiro, pesquise, se informe e logo perceberá que trata-se de um golpe para te tomar dinheiro.