Por Douglas Ferreira
Nesta quinta-feira (21), o Itamaraty iniciou a terceira operação de retirada de brasileiros e parentes palestinos da Faixa de Gaza. Segundo o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, o grupo já deixou o território palestino pela fronteira com o Egito. Essa ação ocorre duas semanas após a segunda leva de pessoas ter sido retirada de Gaza.
O terceiro grupo, que cruzou a fronteira entre Gaza e o Egito nesta manhã, ainda não teve o número de pessoas divulgado até o momento desta atualização. Havia a expectativa de que 24 pessoas, cujos nomes constavam na segunda leva do Itamaraty mas foram impedidas por Israel de sair de Gaza, estivessem entre os liberados neste terceiro grupo.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, solicitou ao chanceler israelense, Eli Cohen, a revisão da negativa para a saída dessas 24 pessoas. O terceiro grupo, assim como os anteriores, deixará Gaza pelo Egito e deve embarcar para o Brasil com um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado ao aeroporto internacional do Cairo.
No início de dezembro, a segunda leva, composta por 47 pessoas, a maioria parentes palestinos de brasileiros, deixou a Faixa de Gaza.