Move Notícias

Publicado em: 10 novembro 2022 às 01:56

Movimento Empreender Piauí se reúne com corregedoria do TJ para tratar da desburocratização cartorárias

Na manhã desta terça-feira (27) representantes do Movimento Empreender Piauí (MOVE) estiveram reunidos na Vice – Corregedoria Geral de Justiça do Piauí, com o Desembargador Joaquim Dias de Santana Filho, o Juiz Auxiliar, Mário César Moreira Cavalcante, além de titulares de cartórios da capital. Na ocasião, os membros da Corregedoria acolheram as dificuldades apresentadas por ambas as partes, que buscam por soluções propositivas para melhorias em atendimento e a resolutividade das demandas do setor empreendedor local.

 

O Desembargador Joaquim ouviu as demandas dos empresários e das representantes dos cartórios. “Tivemos a ideia de nos reunir com o setor empresarial do Estado, para tratar de questões relativas aos registros de imóveis que são feitos no Piauí. São processos que vem demorando há muito tempo, então nos reunimos com alguns cartórios e empresários e foram anotadas as sugestões e as boas ideias para o aprimoramento do serviço e esperamos que no próximo ano seja feito um seminário para tratar do assunto com mais profundidade”, ressalta.

 

Mário Cavalcante também participou ativamente da reunião, pois acompanha de perto as demandas cartorárias do Estado. “Esse encontro é muito importante, principalmente pelo institucional receber o setor privado e por essa recepção das demandas, verificando os problemas que estão ocorrendo nas serventias e especialmente naquilo que pode ser feito, a fim de automação, atualização e dinamicidade dos procedimentos, como também do próprio funcionamento do cartório, integrando e implementando sistemas para viabilizar um atendimento mais célere a população. Por isso é importante a recepção dessas demandas e a verificação da corregedoria, no que pode ser feito neste sentido e o que as instituições vem trazendo é de grande valia essa nossa integração”, enfatiza.

 

De acordo com o Diretor Executivo da Associação dos Produtores de Soja do Estado do Piauí (Aprosoja-PI) Rafael Maschio, também presente à reunião, essa é uma demanda antiga, em que produtores do Sul sofrem muito. “Por uma iniciativa do MOVE, estivemos na Vice – Corregedoria Geral da Justiça do Estado, representando a Aprosoja-PI, uma entidade parceira do Movimento. Viemos tratar sobre os cartórios, em que há uma dificuldade no Sul do Estado, pois temos muitos problemas e reclamações generalizadas nos municípios de Ribeiro Gonçalves, Bom Jesus, Gilbués e Santa Filomena, estando estes cartórios ainda, sob intervenção de tabeliães interinos. As maiores dificuldades são quanto a demora de prazos de emissão de documentos triviais para que os negócios ocorram da melhor maneira possível. Então, aqui a intenção com o Desembargador Joaquim, e o Vice – Corregedor Mário, foi tentar a melhoria na prestação desse serviço no Sul do Estado”, frisa.

 

O presidente do MOVE, Arthur Feitosa, esteve no encontro e apresentou o anseio de empreendedores de todo o Estado.“Essa é uma demanda que atrapalha muitos os negócios no Piauí, então propusemos ao Desembargador Joaquim e o doutor Mário um seminário para discutir esses gargalos e encontrar soluções viáveis. Explanei o exemplo de São Paulo, em que as demandas são apresentadas com até 48h, e precisamos desta facilidade para desburocratizar e ter mais celeridade no ramo de negócios, além de otimizar o tempo de conclusão dos processos beneficiando toda uma população”, conclui.

 

O Desembargador e Vice – Corregedor anotaram as demandas das classes e irão acompanhar de perto o andamento. Estiveram presentes, o membro dEo MOVE Ehrlich Cordão, as representantes dos cartórios de Teresina, Meirylane de Oliveira Sousa da 8º Serventia Extrajudicial de Registro de Imóveis (5ª Circunscrição), Carla Beatriz De Brandão Barbosa Portela, titular do Cartório do 7º Ofício De Registro De Imóveis e Pedro Nogueira Lima, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI).