Por Wagner Albuquerque
Na noite da última segunda-feira, o auditório do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) foi palco do I Seminário GASTROS, um marco para a saúde no estado. Organizado pela Clínica Gastros, liderada pelo responsável técnico Dr. Lucídio Balduíno e Dra. Francimaura Leitão, o evento se destacou como uma oportunidade única no Piauí para discutir o tema central: “Acreditação – Desafios e Oportunidades”.
A presença ilustre de renomados profissionais enriqueceu o seminário, contando com o diretor do Hospital São Marcos, Dr. Marcelo Luiz Martins, Mariella Ribeiro Lima, gerente de Qualidade do Hospital Villar, Dra. Margareth Mollina, avaliadora líder do Instituto Qualisa de Gestão, e a gerente de operações da Organização Nacional de Acreditação (ONA), Dra. Gilvane Lolato.
O diretor do Hospital Universitário, Dr. Paulo Márcio, e o presidente do Conselho Regional de Medicina, Dr. João Araújo, também prestigiaram o evento, enfatizando a importância da discussão sobre a Acreditação na área da Saúde.
O destaque do evento foi a concessão do Nível 2 – Acreditado Pleno pela ONA à Clínica Gastros. Um reconhecimento que ressalta o compromisso da instituição com a excelência e a qualidade nos serviços de saúde. A ONA aproveitou a ocasião para enfatizar a relevância da Acreditação como um padrão que eleva os padrões assistenciais e contribui para a melhoria contínua no setor.
O Seminário GASTROS não apenas promoveu discussões construtivas sobre os desafios e oportunidades da Acreditação, mas também consolidou a Clínica Gastros como um exemplo a ser seguido, inspirando outras instituições de saúde no Estado do Piauí.