Com dois rios perenes, vocação histórica para a prestação de serviços de qualidade, com dois dos principais pólos de desenvolvimento econômico da capital, saúde e educação, setores que empregam milhares de piauienses, Teresina vem nos últimos anos esquecendo essa vocação natural de excelência na prestação desses serviços, deixando de lado, se acomodando, esquecendo desses dois importantes vetores e catalizadores do fortalecimento da nossa economia.
Resultado dessa inércia? No setor de saúde, Estados vizinhos como o Ceará, Maranhão e o Pará mais ao norte, que para Teresina mandavam seus pacientes para aqui fazer tratamento de saúde, estão eles próprios agora levando nossos piauienses para tratar a saúde lá.
Cada vez mais o Ceará, o Maranhão e também o Pará estão ampliando e modernizando seus sistemas de saúde. Isso vai deixando o Piauí e principalmente Teresina de fora desse vantajoso mercado.
Estamos ficando para trás.
São empregos e renda que estão deixando o Piauí e migrando para nossos vizinhos. O Piauí perde e nossa capital perde mais ainda.
Nossas empresas de saúde tem que aceitar uma parcela significativa dessa fatura. São poucas as que avançam na modernização de seus empreendimentos agregando valor com novas tecnologias, preços e principalmente eficiência no atendimento. Isso traz de volta o usuário, o paciente bem atendido e faz a melhor propaganda. A propaganda da informação do boca-a-boca. De graça.
Para nos situarmos com informação precisa dessa situação, enquanto que no Ceará 34 clínicas e hospitais, algumas públicas, muitas privadas e outras filantrópicas já conquistaram o selo de acreditação da Organização Nacional de Acreditação – ONA, nas várias versões, no Piauí, e somente em Teresina, apenas quatro empreendimentos de saúde conseguiram o selo de Acreditação da ONA. São elas a Clínica Psicomed que tem o selo de Acreditado, O Hospital São Marcos que tem o selo Acreditado Pleno, O Vilar Hospital de Olhos, que tem o selo Acreditado com Excelência e a Clínica Gastros que tem o selo Acreditado Pleno. Esse Selo de Acreditação da ONA é fundamental para espelhar ao mundo a qualidade e eficiência dos serviços prestados à população no setor de saúde de nosso Estado.
O pólo de saúde de Teresina já foi no passado recente, local de acolhimento e resolução das enfermidades de muitos brasileiros vindos de outros Estados. Aqui, encontravam solução para recuperar sua saúde, contribuíam com o setor de hotéis e pousadas, restaurantes, lojas, enfim. Aqui deixavam muitos reais na nossa economia. Recursos imediatos na veia da economia de nossa capital.
Fica o alerta para que os empresários da saúde do Piauí e de Teresina procurem seguir o exemplo dos nossos quatro Acreditados, mas principalmente tenham em mente que a competição não favorece a quem dorme em berço esplêndido.
Além do vizinho Ceará, o Maranhão com sete empresas de saúde Acreditadas e o Pará com 18 empresas Acreditadas, já superaram o Piauí nesse quesito.