Há anos, esse grupo criminoso tem atormentado o centro comercial de Teresina, causando prejuízos para dezenas, senão centenas, de pessoas. Utilizando bloqueadores de sinal de alarmes veiculares, eles realizavam verdadeiras incursões de furto, deixando uma trilha de proprietários de veículos prejudicados.
Apesar de ser um problema conhecido de longa data, a polícia não tinha conseguido efetivamente desmantelar essa quadrilha. No entanto, finalmente, hoje, uma operação policial culminou na prisão de pelo menos cinco membros dessa organização criminosa.
Os suspeitos foram detidos na manhã desta quarta-feira (11) por sua suposta ligação com o furto de carros na região da Praça da Bandeira, no centro de Teresina. O modus operandi do grupo envolvia o uso de um dispositivo que bloqueava as travas dos veículos, tornando o furto mais acessível.
O delegado Tales Gomes explicou o funcionamento desse equipamento: “Eles fazem uso desse aparelho para controlar som automotivo que, a partir do momento que é acionado, ele bloqueia a frequência dos alarmes dos carros e a porta não é fechada. Em função disso, eles têm acesso ao interior do veículo e fazem a subtração de objetos de valor”.
Esse equipamento emite uma frequência que impede que o alarme do veículo trave as portas, tornando-o vulnerável a esse tipo de crime. O delegado ainda relatou que uma vítima recente teve a quantia de R$ 27 mil furtada de seu carro através do uso desse bloqueador.
“O veículo não foi arrombado, foi por meio de equipamento”, destacou Tales Gomes.
Como medida preventiva, o delegado aconselha as pessoas a, após acionarem o alarme de seus veículos, verificarem se as portas foram de fato travadas. Essa verificação é uma forma de evitar esse tipo de ação criminosa que tem se tornado cada vez mais recorrente em Teresina.
Por Douglas Ferreira