A região litorânea do Piauí é rica em belezas naturais. E oferece aos visitantes uma variedade de ecossistemas. Além das praias limpas, bonitas e com águas quentes, como Barra Grande, e pontos de interesse como a Pedra do Sal, Lagoa do Sobradinho. Coqueiro e o Delta do Parnaíba.
No caso do Delta do Parnaíba, o rio se divide em cinco braços, que englobam mais de 70 ilhas fluviais. Se assemelha a uma mão aberta, onde os dedos correspondem às barras de: Tutóia, Caju, Igaraçu, Canárias e Melancieira, que desaguam em mar aberto.
Mas um ponto turístico em especial chama a atenção do visitante: a Lagoa do Portinho em Parnaíba. Ela é um dos cartões-postais mais belos e tradicionais do Estado do Piauí. Ela está localizada na divisa dos municípios de Parnaíba e Luís Correia, e é um lugar onde os ambientes de mar, rio e área urbana se encontram, proporcionando uma experiência única.
A origem da Lagoa do Portinho está ligada a uma história de amor trágica entre tribos indígenas rivais, que resultou na formação desta lagoa de beleza encantadora. A lagoa tem águas que variam entre tons mais escuros e tons de azul, criando uma paisagem deslumbrante. As dunas ao redor da lagoa, moldadas pela força da natureza, são igualmente impressionantes e encantam os visitantes.
O cenário na Lagoa do Portinho pode mudar conforme as condições climáticas e os ventos que moldam a paisagem. A lagoa é alimentada por dois riachos, o Portinho e o Brandão, e ao sul, é possível encontrar uma vegetação com arbustos e mangues. O processo de mudança continua, se dá por conta da dança das dunas impulsionadas pelo vento forte, enquanto o rio Parnaíba continua abastecendo a lagoa com água limpa após passar por um processo natural.
O que fazer na Lagoa do Portinho?
Há diversas atividades para aproveitar na Lagoa do Portinho. Mergulhar nas águas é uma excelente opção para se refrescar. Explorar as dunas, rolar na areia e sentir a alegria de uma criança são atividades que encantam os visitantes. Além disso, é um ótimo local para passeios de caiaques, de lanchas e jet-skis.
Uma das atrações mais procuradas é o passeio de Banana Boat. Um bote inflável com formato de banana é puxado por uma lancha e percorre a lagoa com turistas a bordo. Durante o passeio, os participantes podem experimentar a emoção de cair na água após manobras, garantindo uma dose extra de diversão e emoção.
Para recarregar as energias, os bares e restaurantes à beira da lagoa oferecem uma variedade de opções gastronômicas. A pescada amarela ao molho é uma excelente pedida, mas você pode saborear também um peixe frito.
Visitar ou revisitar a Lagoa do Portinho é uma experiência que vale muito a pena. E que certamente não será esquecida. Este é um dos destinos imperdíveis na região litoral do Piauí. E então o que está esperando? Afivela as malas e boa viagem.
Por Douglas Ferreira com informações do Conheça o Piauí