Move Notícias

Publicado em: 28 setembro 2023 às 15:40 | Atualizado em: 28 setembro 2023 às 19:36

Inmet divulga rol das cidades que bateram recorde de calor; Teresina não aparece na lista

Desta vez Teresina, a capital do sol, foi superada por outras cidades do país no quesito altas temperaturas – Foto: Douglas Ferreira

O título de capital mais quente do Brasil já não pertence mais a Teresina, a capital do Piauí, como muitos poderiam pensar. O Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet, revelou que a onda de calor que assolou o país nos últimos dias perdeu força, e algumas cidades registraram temperaturas extremamente altas em setembro deste ano.

São Romão, em Minas Gerais, surpreendeu ao liderar a lista. O município mineiro aparece com os termômetros alcançando 43,5°C na terça-feira. Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, também se destacou, atingindo 42,9°C, seguido de perto por Oeiras, no Piauí, com 42,4°C, ambos registrados no mesmo dia (quem diria, né?).

Cuiabá, capital de Mato Grosso, outra cidade que sofreu com o calor intenso, marcou 42°C na segunda-feira. Por sua vez, Brasília ficou na 17ª posição, com uma temperatura de 34,8°C. Outras capitais, embora não tenham entrado na lista do Inmet, também registraram altas temperaturas, como Boa Vista, com 40,6°C, no dia 20 de setembro, Teresina, com 40,2°C (uffa!), na segunda-feira, e Rio de Janeiro, com 39,9°C, no domingo anterior.

Embora o calor tenha sido extremamente incômodo em muitas regiões do país, a previsão é que as temperaturas se normalizem nos próximos dias, proporcionando algum alívio para a população. Para obter detalhes específicos sobre as medições de temperatura em diferentes cidades brasileiras e boletins informativos sobre o clima, é possível consultar o site do Inmet.

Por Douglas Ferreira