Após uma onda de calor, uma frente fria está prevista para trazer mudanças significativas no clima, principalmente nas regiões Sul e Sudeste nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet, alerta para a possibilidade de temporais, queda de granizo e rajadas de vento, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Essa mudança climática é resultado da formação de um ciclone extratropical, que deve provocar uma virada no tempo.
No que diz respeito às previsões específicas para o Nordeste e, em particular, para o Piauí, a expectativa é de que o clima permaneça quente e seco. A região deve continuar enfrentando altas temperaturas e baixa umidade do ar. Portanto, a frente fria não deve atingir essas áreas do país.
Entretanto, é importante ressaltar que as condições climáticas podem variar em diferentes partes do Nordeste. No entanto, de maneira geral, prevê-se tempo seco e sem chuvas na última semana de setembro em áreas do centro e norte de Minas Gerais e no oeste de São Paulo. Já no sul de Minas Gerais e entre os Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, são esperados acumulados de chuvas que podem ultrapassar 50 milímetros.
No Rio de Janeiro, os termômetros devem cair de 37ºC para 22ºC. Enquanto que, em São Paulo, a queda deve ser de 35ºC para 20ºC.
No Centro-Oeste, uma massa de ar quente e seco deverá manter o tempo estável com chances de chuvas isoladas, juntamente com baixos valores de umidade relativa do ar, inferiores a 30%. Algumas áreas do Distrito Federal já registraram chuvas no início da semana, e o final de semana pode trazer pancadas de chuva, especialmente no Sul de Mato Grosso e de Goiás.
Quanto ao Norte, prevê-se volumes de chuva superiores a 50 milímetros no Noroeste do Amazonas e extremo Oeste do Acre, devido ao calor e à alta umidade. No entanto, a maior parte do Pará, Amapá e Tocantins deve permanecer com tempo seco e sem chuvas, enquanto nas demais áreas são esperados baixos volumes, inferiores a 30 mm.
Por fim, no Nordeste, é esperado um cenário de tempo seco e ausência de chuvas, juntamente com baixos valores de umidade relativa.
Olhando para o mês de outubro, o Inmet projeta chances de chuvas em todas as regiões brasileiras. No Norte, estão previstos acumulados de chuva que podem ultrapassar 30 mm no noroeste do Amazonas e Acre. Nas demais áreas da região, podem ocorrer baixos volumes de chuva, inferiores a 20 mm, enquanto no Amapá e norte do Pará não há previsão de chuva.
Nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, os acumulados de chuvas podem variar de 20 a 50 milímetros. Já no Sul, há previsão de acumulados maiores que 90 mm, especialmente no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná.
Redação Move Notícias