Por Josenildo Melo
Primeiramente tenha a percepção de que o desenvolvimento do Estado do Piauí passa pelo empreendedorismo. Qual a etimologia da palavra empreendedorismo?
Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas. Os Estados Unidos da América é um país genuinamente empreendedor; você sabia disso?
Tudo parte do princípio de que você pode almejar algo grandioso. Empreender algo não necessariamente passa por crescer de imediato. Existe todo um processo de consolidação do seu ato de empreender. Tem gente que começou produzindo camisas pra festejos e hoje o negócio se tornou uma grande fábrica de camisas pra Teresina e pra todo o Nordeste.
Muitos empreendedores começaram em grupos de Igrejas; juntaram alguns amigos e formaram um pequeno negócio; empreenderam algo que estava em suas mentes. Micro, pequenas e médias empresas surgem depois de uma reunião ou encontro familiar em Igrejas. Certa vez quatro amigas de Igreja resolveram se juntar e formar uma pequena confeitaria de bolos, pães e salgados. Hoje se tornaram uma das maiores distribuidoras de produtos alimentícios do Brasil. Tudo é apenas uma questão de vontade!
Bacana. Me fala um pouco mais sobre empreendorismo. O conceito de empreendedorismo foi usado inicialmente pelo economista austríaco Joseph Alois Schumpeter (1883-1945). Em 1942, ele publicou a Teoria da Destruição Criativa no livro Capitalismo, Socialismo e Democracia. A teoria explica o empreendedorismo (criação de produtos, serviços ou empresas inovadoras) como uma resposta a uma necessidade do consumidor percebida pelo empreendedor.
Qual a importância do empreendedorismo?
O empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam inovação, transformando conhecimentos e ideias em novos produtos que serão colocados no mercado. A criação de empreendimentos contribui para a economia do país porque gera riquezas, aumenta a circulação econômica e cria mais oportunidades de empregos.
Também pode influenciar a melhora da qualidade dos produtos ou serviços que são oferecidos aos consumidores, por meio do aumento da concorrência entre empresas que oferecem serviços parecidos. O empreendedorismo também ganhou uma nova missão social: ajudar a preservar o meio ambiente.
Isso pode acontecer tanto pela conscientização dos consumidores sobre hábitos de consumo sustentáveis, como pela criação de produtos ecológicos, direcionados à preservação dos recursos naturais. Que tal agora ser dono do seu negócio?
Empreenda. Abra seu pequeno negócio. Empreender faz bem!