A Defesa Civil Estadual, juntamente com o Corpo de Bombeiros e as Secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Segurança Pública, anunciou nesta segunda-feira (4) uma série de medidas coordenadas para prevenir incêndios no Estado. Além de conscientizar a população sobre os riscos associados ao aumento da temperatura e à redução da umidade do ar.
Essas ações abrangem campanhas de sensibilização e ações diretas para controlar incêndios. Bem como iniciativas para identificar e responsabilizar aqueles que provocarem incêndios deliberados. O Governo Estadual também lançou campanhas publicitárias para orientar a população sobre como evitar incêndios.
A Secretaria Estadual de Defesa Civil está avaliando a expansão dos grupos de combate a incêndios, enquanto a Secretaria de Meio Ambiente lançou um canal de atendimento via WhatsApp pela Coordenação de Incêndios Florestais para denúncias e solicitações de auxílio em casos de incêndios ilegais: (86) 99421-6693.
Além disso, essas ações estendem-se a uma colaboração com as prefeituras municipais. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe, o Piauí registrou mais de 1.400 focos de incêndio em agosto.
Nesta segunda, um incêndio atingiu o pátio da Polícia Rodoviária Federal em Campo Maior, danificando dois veículos. Não houve feridos, e o fogo foi controlado graças à rápida intervenção do Corpo de Bombeiros. As chamas atingiram também um bairro residencial e levou pânico aos moradores.
Na semana passada, o governador Rafael Fonteles reuniu representantes das secretarias e emitiu diretrizes para prevenir incêndios e conscientizar a população sobre os riscos de incêndio. O governador enfatizou que essas ações precisam ser intensificadas em setembro, quando a temperatura tende a aumentar ainda mais.
As autoridades também destacam cuidados essenciais para evitar incêndios, como não queimar lixo doméstico ou entulhos. Não descartar pontas de cigarro, latas ou garrafas em vias públicas e evitar queimadas para renovação de pasto ou plantações.
O Coronel Emídio Oliveira, do Corpo de Bombeiros, ressalta a importância do descarte adequado de lixo para evitar incêndios. Ele recomenda que “o lixo seja acondicionado corretamente em sacos para coleta municipal e que os resíduos sólidos sejam levados aos locais designados pela prefeitura para serem coletados”.
Resação Move Notícias