Move Notícias

Publicado em: 15 agosto 2023 às 19:29 | Atualizado em: 15 agosto 2023 às 19:30

SERASA: O que muda com a nova metodologia?

O Score 3.0 considera diversos dados para o cálculo: extrato da conta-corrente, renda, histórico e limite do cartão de crédito, financiamentos e outros serviços contratados – Foto: Reprodução.

A Serasa anunciou uma atualização na metodologia de cálculo do score de crédito nesta segunda-feira, 14. Essa nova versão, chamada de Score 3.0, permite que os consumidores conectem suas informações bancárias para aprimorar o cálculo da pontuação de crédito. Essa atualização busca fornecer um resultado mais preciso e personalizado na avaliação do perfil de crédito de cada indivíduo.

O Score 3.0 considera diversos dados para o cálculo, incluindo o extrato da conta-corrente, renda, histórico e limite do cartão de crédito, financiamentos e outros serviços contratados. A principal mudança nessa versão é a inclusão dos dados das contas bancárias, o que oferece uma análise mais realista e assertiva das transações financeiras do consumidor.

A empresa ressalta que a conexão bancária permite uma análise mais detalhada das informações, como saldo disponível, investimentos e histórico de cheque especial. Esses dados são especialmente valiosos para pessoas com pouco histórico de crédito ou financeiro, pois podem influenciar significativamente na pontuação.

No entanto, é importante destacar que, dependendo do comportamento financeiro do consumidor, a pontuação pode variar ao longo do tempo, mesmo após a conexão bancária. Mudanças no comportamento financeiro podem afetar os pontos acumulados.

A partir de agosto, consumidores em todo o Brasil poderão autorizar a conexão bancária na nova versão do Serasa Score. Essa atualização está disponível no site da Serasa e não envolve tarifas para a conexão com instituições parceiras. Algumas das empresas já disponíveis para conexão são Nubank, Santander, Banco do Brasil, Itaú, Sicoob e Bradesco. A Serasa está trabalhando para expandir essa lista nos próximos meses.Bra

A Serasa assegura que os dados fornecidos por meio da conexão bancária estão protegidos por medidas de segurança e proteção da informação. A funcionalidade não permite operações nas contas conectadas e não solicita senhas ou informações para transações financeiras.

O Serasa Score é uma pontuação que varia de zero a 1.000 e indica a probabilidade de um consumidor pagar suas contas em dia. Considera informações positivas e negativas, como dívidas em atraso e histórico de pagamentos. O novo Score 3.0 busca oferecer uma análise mais abrangente e detalhada, com a inclusão dos dados bancários, visando fornecer uma avaliação mais precisa do perfil de crédito do consumidor.

Redação Move Notícias