Move Notícias

Publicado em: 10 agosto 2023 às 10:43 | Atualizado em: 10 agosto 2023 às 12:23

Governo esvazia CPI do MST e pega deputados de surpresa

Relator da CPI Ricardo Salles quer explicações de Rui Costa – Foto: Reprodução

O Palácio do Planalto adotou manobras para enfraquecer a Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, que conta com a maioria da oposição. Ao começar a última sessão, os parlamentares descobriram que nem mesmo faziam mais parte da comissão.

Essa mudança foi realizada discretamente pelos partidos políticos: PP, União Brasil e até mesmo pelo PL, o maior partido de oposição da Câmara. A ação ocorreu logo após a CPI ter conseguido convocar o ministro da Casa Civil, Rui Costa, membro do Partido dos Trabalhadores e ex-governador da Bahia. Entretanto, essa convocação foi revogada por uma decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira.

O relator da CPI, Ricardo Salles (PL/SP), expressou sua intenção de ouvir explicações do ministro Rui Costa. Segundo Salles, “ele é apontado como responsável pela falta de punição em relação às invasões de terras na Bahia e possui muito a esclarecer sobre o assunto”.

Indivíduos envolvidos nas substituições revelaram que o governo usou cargos e emendas para pressionar os líderes dos partidos a realizarem essa troca.

Uma das deputadas substituídas, Magda Mofatto (PL/GO), admitiu que a motivação por trás da troca está relacionada às votações. Ela afirmou que “retornará à Comissão quando a situação envolvendo Rui Costa estiver menos intensa”.

Surpreendentemente, até o presidente da CPI, deputado Zucco (Republicanos/RS), não estava ciente da substituição dos membros da comissão, tendo tomado conhecimento apenas após o início dos trabalhos.

Redação Move Notícias